O curso tem por objetivo desenvolver
conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para tomada de decisão e
atuação de forma eficiente e segura em enfermagem oncológica; para planejar um
estudo clínico em enfermagem oncológica e para atuar de forma interdisciplinar
e multiprofissional em oncologia. Também é objetivo do curso capacitar
enfermeiros a compreenderem os fundamentos conceituais sobre prevenção,
diagnóstico e tratamentos oncológicos; assim como de metodologia e
aplicabilidade dos diferentes desenhos de estudo em pesquisa clínica e, também,
o modelo assistencial atual em oncologia.
A abordagem educacional do curso é através de videoaulas com exposição de conteúdos teóricos multidisciplinares e apresentação de casos e instrucional com acompanhamento de um tutor online, sendo a ênfase no uso de metodologias ativas.
Está fundamentada em conteúdos contextualizados, atualizados e organizados de forma a levar em consideração os princípios da autonomia do estudante no processo de aprendizagem.
A metodologia do curso está baseada em atividades interativas semanais online, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), projetado para ser simples e intuitivamente acessível para o estudante. As aulas são sequenciais, liberadas semanalmente, e os temas abordados estão inter-relacionados. Para cada tema de aula o estudante terá acesso a uma biblioteca de artigos complementares de acesso livre e disponíveis na íntegra. No total são mais de 900 referências disponibilizadas na plataforma.
Para estimular a interação ativa do estudante serão utilizadas diferentes ferramentas educacionais, como fóruns, exercícios e videoconferências de casos clínicos, construídos com uma visão interdisciplinar, utilizando de recursos de gameficação (atividades educacionais com abordagem metodológica similar a jogos) que apresentam evidências positivas capazes de estimular a motivação, a aderência e a realização das ações propostas aos estudantes. A atitude proativa decorrente de maior participação nas atividades propostas será convertida em notas, a serem somadas às demais atividades avaliativas e premiadas com o acesso mais precoce a informações agregadoras aos temas da pós-graduação. Os estudantes com menor grau de proatividade receberão tais materiais complementares em tempos posteriores, estimulando-os permanentemente a um maior empenho no sentido de desenvolver uma atitude mais pró-ativa em prol de seu próprio benefício de aprendizagem.
Para conduzir os estudantes no processo de
desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para o manejo dos problemas
de saúde de um paciente com câncer por meio de uma abordagem interdisciplinar e
que os motive a este processo, semanalmente estão planejadas diferentes
atividades de ensino-aprendizagem. As videoaulas estão programadas para serem
liberadas a cada semana, conforme o cronograma planejado para as disciplinas,
mas ficarão disponibilizadas para acesso até o fim do curso. Paralelamente, os
estudantes participarão de uma atividade estimuladora de atitude proativa, que
os levará a buscar mais informações sobre os temas tratados, além das
disponibilizadas nas videoaulas e no material complementar. Essas atividades
incluem exercícios utilizando recursos de gameficação das atividades,
referentes a leitura de artigo ou estudo de caso clínico, com questões em relação
aos mesmos cujas respostas objetivas deverão preencher as linhas ou colunas em
formato e na dinâmica de uma palavra cruzada ou uma forca, por exemplo. Em
outra semana do mês os estudantes participarão de discussão no fórum, no
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), baseada em uma questão norteadora,
referente ao tema do módulo que está sendo trabalhado. O objetivo do fórum é
apresentar situações polêmicas, as quais muitas vezes ainda estão em aberto por
requererem uma profunda reflexão para a tomada de decisão entre os envolvidos,
seja por questões éticas, políticas ou por fragilidade das evidências e do
consenso na prática clínica. Nas outras duas semanas do mês os estudantes
participarão de uma atividade de videoconferência com seu tutor, durante a qual
o mesmo apresentará e estimulará um debate baseado em um caso clínico,
utilizando aprendizagem baseada em problema (PBL); na primeira semana o tutor
provocará os estudantes com questões de difícil resposta e indicará a
necessidade de busca de informações baseadas em evidências e orientará o
processo de busca das mesmas; para que, na semana seguinte, os estudantes
possam trazer respostas adequadas à condução do caso clínico respaldadas pela
literatura; neste momento de fechamento do caso clínico a participação dos
alunos torna-se mais ativa e intensiva; no final da aula, os mesmos realizam
sua auto avaliação e a dos colegas, em relação a sua percepção de aprendizado e
de contribuição para o grupo, buscando desta forma desenvolver o senso de
colaboração e trabalho em equipe, que será reforçado com as conclusões do tutor
indicando os momentos-chave de interação necessários para um maior sucesso na
resolução dos problemas propostos no caso clínico. Assim, o estudante será o
principal responsável por seu próprio aprendizado, tendo sempre um professor
para gestão das atividades de ensino. Essas atividades fomentam a formação e o
incremento da atitude de autonomia do estudante, a qual fundamenta sua
disposição pessoal para desenvolver a sua capacidade de aprender, tornando-se
mais ativo para formular ideias, associar informações e desenvolver conceitos,
construindo, assim, seu próprio saber.
As informações e conteúdos no Ambiente Virtual
de Aprendizagem (AVA) são estruturados de forma didática, e o planejamento adotado
na sequência das aulas permite a compreensão e o desenvolvimento do
conhecimento através de exercícios e avaliações curtas e frequentes do conteúdo
apresentado. Desta forma, cada estudante pode realizar as atividades no seu
ritmo, orientado pelo conteúdo proposto, estimulando a construção reflexiva e
crítica do conhecimento.
O curso requer do estudante um investimento
médio de tempo de 8 horas semanais, destinadas a assistir as aulas, realizar as
avaliações, realizar os exercícios, interagir através de pelo menos um dos
canais (fórum, videoconferência ativa sobre casos clínicos, café virtual) e
realizar leitura de material complementar. Não havendo horário fixo para
estudar, o estudante poderá acessar os conteúdos quantas vezes quiser, a
qualquer momento e de qualquer local em que se encontre, durante todo o período
de duração do curso.
Jorge Calmon de Almeida Biolchini
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Veja a ementa das disciplinas.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Casa XV
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Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20h30
Sábados, das 8h às 14h
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