Este curso pretende atravessar algumas questões contemporâneas que se associam a experiências de resistência, sobretudo em produções artísticas. A proposta é pensar o ato de resistir não somente como reação, mas como força criativa e catalisadora de novos arranjos sociais.
Quatro pesquisadores propõem discutir esta questão a partir dos seguintes eixos temáticos: as questões de gênero e os feminismos; as ocupações e as reivindicações espaciais; as políticas dos afetos e os modos de vida; a memória nos resíduos ínfimos e nos silêncios herdados. Esse campo de problemas será pensado a partir de abordagens filosóficas, literárias, artísticas, documentais e experimentais dos acontecimentos, dos tempos, dos espaços compartilhados, buscando-se vislumbrar novas possibilidades de (con)vivência.
Ao final do curso, os alunos produzirão seus próprios exercícios de resistência -- com ensaios, textos ficcionais, poéticos, performances e/ou de objetos artísticos -- a partir das reflexões suscitadas durante as aulas.
Pessoas interessadas em experiências artísticas contemporâneas, sejam literárias, visuais ou performáticas, associadas a movimentos de resistência.
Pessoas interessadas em pensar e produzir movimentos de resistência na contemporaneidade.
O curso está estruturado em quatro módulos de duas aulas cada. Além disso, haverá uma primeira aula introdutória, realizada pelos quatro professores, e uma última aula dedicada à apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos a partir das propostas e leituras do curso.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.