Objetivo
A construção de obras subterrâneas em empreendimentos hidroelétricas tem tido recentemente grande desenvolvimento a nível mundial no contexto da produção de energia. As obras subterrâneas constituem uma parte importante dos esquemas hidroelétricos e o seu comportamento é dependente de uma localização adequada, da sua conceção e de um projeto adequado dos suportes de forma a minimizar os riscos associados ao complexo de obras subterrâneas.
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) decidiu organizar um Curso intensivo no âmbito de Empreendimentos Hidroelétricos Subterrâneos, com particular incidência na caracterização dos maciços rochosos, na modelação numérica das obras subterrâneas, na observação das obras, e na análise e gestão do risco. Dois exemplos de aplicação serão apresentados em detalhe respeitantes a dois empreendimentos no Brasil e na China.
O Curso terá como docentes Luís Ribeiro e Sousa e José Adelmar de Mello Franco. São especialistas no domínio das estruturas subterrâneas, e da análise numérica e de risco em empreendimentos hidroeléctricos envolvendo a construção em subterrâneo.
Programa
Veja o programa do curso.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Cadastro de Interessado
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.