Introdução
Este curso faz parte do Programa de Direito, Povos e Territórios.
O Programa tem como objetivo abordar, de modo direto e consistente, temas relacionados a povos e territórios no Direito brasileiro. A partir de uma abordagem socioambiental, contextualizado na disputa por terras e natureza no Brasil, busca-se discutir as normas sobre povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, integrando a discussão entre eles, bem como refletir sobre as potencialidades e obstáculos para a garantia de direitos. Em um cenário de retrocesso e desmonte das instituições públicas, o curso busca, ainda, situar, na academia, o debate.
Do ponto de vista acadêmico, pretende-se consolidar conceitos e abordagens metodológicas que permitirão o avanço do campo da garantia de direitos, avançando para suprir uma brecha nas Universidades e na formação acadêmica que, em muitos casos, provoca a invisibilização de tais direitos.
O Programa busca, ainda, o estabelecimento de diálogos horizontais entre a academia e os territórios, entendendo a importância de se garantir a presença de docentes e discentes indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais, bem como contribuindo para a formação de lideranças, fornecendo bolsas integrais.
Conheça outros cursos do programa:
Direito e Política Indigenista no Brasil
Povos e comunidades quilombolas: direitos e políticas
Direitos de Povos e comunidades tradicionais
Objetivo
O curso tem por objetivo refletir sobre direitos socioambientais, a partir das normas que se relacionam à proteção da natureza e de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O curso discute, ainda, a disputa por terra no Brasil, a partir da elaboração e aplicação da legislação. Pretende-se refletir sobre a distribuição desigual da degradação ambiental e do acesso a recursos naturais, estudados sob os conceitos de racismo e injustiça ambiental, bem como do papel do Direito em relação à reprodução de tais situações.
Como objetivo específico, pretende-se iniciar a discussão do Programa Direito, Povos e Territórios, com conceitos teóricos, a partir da empiria e da pesquisa participante.
Público-Alvo
- Profissionais das diversas áreas do conhecimento, tais como advogados, sociólogos, educadores e estudantes universitários interessados em ampliar os seus conhecimentos em direitos socioambientais, dos povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.
- Profissionais de órgãos e entidades públicos, bem como de organizações de sociedade civil e movimentos sociais.
- Indígenas, quilombolas e pessoas de demais povos e comunidades tradicionais.
Metodologia
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. As aulas não serão gravadas.
Coordenação
Luiz Henrique Eloy Amado
Virginia Totti Guimarães
Corpo Docente
Alessandra Korap Silva
Carlos Frederico Mares de Souza Filho
Cris Faustino
Diosmar Santana Filho
Eliane Cristina Pinto Moreira
Julianna Malerba
Larissa Ambrosano Packer
Leosmar Antonio
Luiz Henrique Eloy Amado
Maira de Souza Moreira
Mariana Trotta Dallalana Quintans
Marina Sevilha Balthazar dos Santos
Maureen Cristina Martins dos Santos
Vercilene Dias
Virginia Totti Guimarães
Programa
Veja o programa do curso.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Cadastro de Interessado
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.