Introdução
Reflexão teórica e empírica das apreensões da comunidade escolar, interligando as partes envolvidas na tentativa de compreendê-las. Estudo das dificuldades encontradas pelos adolescentes nos processos de ensino e de aprendizagem, com destaque para os dilemas que envolvem a disciplina de matemática.
Objetivo
• Refletir sobre alguns dos principais discursos e práticas que permeiam a cultura contemporânea espelhando-se, explicita ou implicitamente, no cotidiano da Educação;
• Conceituar e delimitar os alcances da Psicologia Escolar;
• Atualizar a discussão sobre a adolescência no contexto atual enfatizando o seu viés psicanalítico;
• Questionar o status quo educacional e escolar contemporâneo sob o olhar da Educação, utilizando o víeis da Psicanálise, relacionando-o ao adolescer e tendo o ensino da matemática como ponto de referência privilegiado.
Público-Alvo
Estudantes, professores, e pessoas interessadas pelo tema.
Metodologia
Os conteúdos serão trabalhados, privilegiando:
• Levantamento do conhecimento prévio dos estudantes;
• Motivação com imagens e pequenos vídeos;
• Exposição oral / dialogada;
• Discussões, debates e questionamentos;
• Atividades em grupos.
Coordenação
Jesus Landeira Fernandez
Programa
Veja o programa do curso.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Cadastro de Interessado
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Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.