Objetivo
Objetivando a fixação do conteúdo interdisciplinar, o curso parte de noções básicas da relação indivíduo/sociedade e das relações entre cultura e consumo. Aborda as questões estruturantes de individuação nas sociedades contemporâneas, dialogando com diversos campos de saber, a fim de configurar o objeto do consumo sob diferentes prismas. Possibilitando ao acadêmico, ou ao profissional, um entendimento mais global sobre os distintos aspectos que regem o consumo nas sociedades modernas.
O concluinte do curso, sairá com maior capacidade de entender as tendências de consumo, as variações de valores culturais que incidem e venham a incidir no ato da compra, maior precisão e eficácia no entendimento do comportamento do consumidor e uma compreensão mais densa, crítica e ampla sobre o papel do consumo em nossa sociedade.
Público-Alvo
Graduados de nível superior, mais especificamente nas áreas de Ciências Sociais, Publicidade, Marketing, Design e Psicologia, assim como os demais interessados em um aprofundamento sobre a cultura do consumo.
Metodologia
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. As gravações ficarão disponíveis por dois meses após o termino das aulas no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (moodle).
O curso se valerá de um conjunto de métodos didáticos, tais como: aulas expositivas, debates, palestras, filmes, documentários, seminários, projetos, pesquisas de campo, coleta e análise de dados.
Coordenação
Bernardo Velloso Fernandez Conde
Maria Sarah da Silva Telles
Corpo Docente
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Programa
Veja o programa do curso.
Disciplinas
Veja a ementa das disciplinas.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Cadastro de Interessado
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.