Objetivo
O objetivo do curso é realizar um estudo da comunicação e da mídia como eixos de transformação do mundo contemporâneo. As narrativas midiáticas sustentam representações e práticas culturais que afetam nossa vida social, profissional e afetiva.
As tecnologias da informação, as convergências e os dispositivos móveis impactam decisivamente a relação entre emissores e receptores, através de novos formatos e linguagens. Nesse sentido, o consumo é um sistema cultural e uma presença constante no cenário midiático, capaz de definir um amplo conjunto de relações na atualidade. O estudo dos efeitos políticos, econômicos e ideológicos dos mass media, do marketing digital e das redes sociais permite maior compreensão da nossa cultura. A comunicação e o universo midiático possuem intercessões com diferentes mercados consumidores e o conhecimento de suas estratégias pode ser um diferencial importante na formação de um profissional capacitado ou de um pesquisador atualizado.
Público-Alvo
Estudantes, profissionais de mercado, pesquisadores e público interessado em cursos de mestrado e doutorado, que desejam se aprofundar e atualizar conhecimentos sobre o campo da comunicação e áreas afins.
Metodologia
O curso está organizado em torno de aulas expositivas e textos que forneçam uma base teórica e estimulem o debate e a interpretação das relações entre comunicação, mídia e consumo. Outras formas de trabalho acadêmico e recursos didáticos também estão previstas, tais como exibição de filmes, debates, palestras e pesquisa de campo de caráter etnográfico em ambientes relacionados aos conteúdos desenvolvidos.
Coordenação
Bruna Aucar
Everardo Rocha
Programa
Veja o programa do curso.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Cadastro de Interessado
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.