A bioética pode ser entendida como sendo “o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão, decisão, conduta e normas morais – das ciências da vida e da saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas num contexto multidisciplinar” (Encyclopedia of bioethics, introdução, p. XXI, W.T. Reich, editor responsável). Ficou conhecida no início da década de 70 nos EUA. Van Rensselaer Potter foi quem primeiro utilizou o neologismo em sua famosa obra intitulada: Bioethics: bridge to the future (1971).
Hoje a bioética ganha uma surpreendente aceitação mundial, em grande parte como uma tentativa de apresentar pistas de como lidar com os novos intrincados problemas éticos que o mundo técnico científico levanta ao intervir no mundo da vida. As comissões nacionais de bioética, centros de estudos e pesquisa que se multiplicam, centenas de publicações especializadas que surgem, congressos e seminários são uma evidência desta nova realidade.
Apresentar os atuais dilemas éticos e os desafios trazidos pelos avanços biotecnológicos que afetam a sociedade e, em particular, os profissionais da saúde. Capacitar estes profissionais para atuarem em Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e Comissões de Bioética de instituições médicas e de ensino, colaborando com análises rigorosas e decisões comprometidas com a vida humana.
Profissionais das áreas humanas, jurídicas e saúde.
Ter a graduação concluída.
O curso é realizado totalmente a distância. No entanto, estudar nessa modalidade, não significa estar sozinho no processo. O participante conta com as trocas entre colegas e com os professores que efetuam um acompanhamento constante, por meio de um ambiente de aprendizagem online. O aluno deve se organizar para estudar com autonomia como também, deve ter uma atitude proativa em relação à construção do conhecimento e à cooperação. Esses são aspectos fundamentais para se obter sucesso nesse tipo de curso. O conteúdo é apresentado, gradativamente, por meio de situações didáticas diversas, representadas por recursos de comunicação que enriquecem o processo de aprendizagem. É composto, por sua vez, de objetivos, orientação específica de estudo, bibliografia e indicação de outros materiais de apoio sobre os temas estudados, além de um acervo com as contribuições e os trabalhos produzidos pelos participantes durante o processo.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
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