A análise de dados é hoje um instrumento essencial para a concepção estratégica de campanhas políticas, a ponto de se falar da “datificação das campanhas”. Nesse contexto, é essencial planejar com dados, escolhendo bem o que analisar e como melhor visualizá-los e interpretá-los.
Palestrantes:
Arthur Ituassu: professor de Comunicação da PUC-Rio. Doutor em Relações Internacionais (IRI). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (COMP). Pesquisador Associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Foi Vice-Presidente (2015-2017) e Presidente (2017-2019) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA).
Sergio Lifschitz: professor Associado do departamento de Informática PUC-Rio; Engenheiro Elétrico e mestre em Engenharia Elétrica - Sistemas pela PUC-Rio; Doutor em Informática - Bancos de Dados - pela École Nationale Supérieure des Télécommunications, ENST Paris; Pesquisador na área de bancos de dados em duas linhas principais: (1) computação autônoma e sistemas contemplando auto-sintonia (self-tunng) e auto-gerenciamento (self-management) e (2) ferramentas e sistemas de gerência de informações para aplicações em bioinformática. Desenvolvedor de extensões ao código do SGBD PostgreSQL.
Mediadora:
Caroline Pecoraro - Doutoranda em Comunicação Social pela (PUC-Rio) e Analista de Inteligência de Programação na TV Globo. Mestre em Comunicação Social, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política da PUC-Rio (COMP) e filiada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.