Estudos em Sociedade Contemporânea
Os Estudos em Sociedade Contemporânea abarcam diversas áreas de conhecimento, entre elas a antropologia, sociologia e a ciência política. Esses estudos procuram compreender alguns fenômenos da contemporaneidade tais como: dinâmicas sociais, transformações do comportamento, tendências de consumo, novas formas de engajamento político, tecnologia digital e sociabilidade e outros fenômenos decorrentes da hiper globalização.
Essa série de cursos propõe compreender características, dinâmicas e transformações sociais que ocorrem no mundo atual. Buscar o desafio da pesquisa em pleno processo das rápidas transformações é uma tarefa que requer um olhar treinado e crítico.
Essas transformações socias trazem inúmeras consequências aos comportamentos dos indivíduos que afetam o mundo a nossa volta e a nós mesmos. Dessa maneira, os Estudos fornecem um material consistente, acrescido de importantes insights, para entendermos os desafios e oportunidades com os quais nos deparamos nas sociedades contemporâneas.
O Programa Estudos em Sociedades Contemporâneas é composto por 4 cursos independentes. São eles:
As Adicções nas sociedades contemporânea: leituras da sociologia e da psicanálise
Consumo e Comportamento do Consumidor por uma perspectiva antropológica
Antropologia e Sociedade – Uma perspectiva cultural sobre “nós” e os “outros
Individualismo e seus críticos
Certificação:
Ao realizar cada curso o aluno receberá um certificado. Os alunos que realizarem todos os cursos do programa receberão uma declaração atestando que cursaram o programa.
Este curso tem por objetivo debater, tanto do ponto de vista sociológico quanto do ponto de vista da psicanálise, os destinos do “mal-estar” na sociedade contemporânea. Parte-se da proposição que esses destinos têm sido vivenciados como modos de sofrimento psíquico, e que tem encontrado suas formas de resolução - mas não problematização - na medicalização da vida (ou da sociedade). Entre as problemáticas debatidas, mais próximas ao campo das ciências sociais, encontra-se a cultura da imagem e do desempenho como alguns “suportes” para as crises de sentidos na contemporaneidade. Estes têm sido problematizados pelas ciências sociais, por exemplo, tanto a posição dos sujeitos no mundo do trabalho quanto suas experiências na sociedade do consumo. É desse caminho que a intensidade das adicções na contemporaneidade passam pelo uso, por exemplo, das drogas (tanto as chamadas “lícitas” quanto as “ilícitas”), e também pela intensidade e dinâmicas que levam a angústia, depressões, o culto de si (com questões ligadas ao corpo) e ao narcisismo. Este último, levou alguns autores (como Richard Sennett e Christopher Lasch) a propor a questão da narcisacão do social. A discussão proposta tanto levará em conta o debate no campo da psicanálise e no da sociologia; e que são relacionáveis, por exemplo, desde pelo menos, obras como as de Freud, Ferenczi e Lacan, de um lado, e as de Bauman, Foucault e Castel, por outro. As discussões levarão em conta as especificidades, para o campo da sociologia e da teoria social, das questões levantadas como parte dos modos de subjetivação e existência na contemporaneidade e das crises de sentido da sociedade atual.
O curso visa oferecer ao aluno ferramentais conceituais – ora das Ciências Sociais ora da Psicanálise e
Psicologia – necessárias a abordagem da problemática das adicções nas sociedades contemporâneas. Em outro
registro, procura-se abordar com os alunos a importância do debate sobre como as formas de adicções na
contemporaneidade impactam nas mudanças, ora identitárias ora nos modos de subjetivação.
Curso aberto aos interessados em geral; alunos regularmente matriculados e cursando graduação; portadores
de diploma de graduação e/ou pós-graduação; profissionais em geral que tenham interesse na temática do
curso.
- Aulas ao vivo transmitidas pela plataforma Zoom. As aulas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma Moodle da PUC-Rio;
- Serão produzidas apresentações (Power Point) para cada aula;
- As aulas serão divididas em duas partes:
(1) exposição do professor sobre os conteúdos e temáticas;
(2) numa segunda etapa de cada aula, os alunos serão convocados a participar dos debates – e para tal, serão oferecidos vídeos/filmes, reportagens, outras leituras etc., como material de apropriação e de apresentação/debate entre os alunos;
- Serão convidados profissionais da área da psicologia e/ou psicanálise e/ou medicina e/ou saúde pública para
apresentarem algum enfoque específico relacionado aos debates suscitados pelo curso.
Bernardo Velloso Fernandez Conde
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Casa XV
Gávea - Rio de Janeiro - Brasil
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 20h30
Sábados, das 8h às 14h
Fale conosco
Telefone: 0800 970 9556
WhatsApp: (55 21) 97658 6094