Bebeto Abrantes

Bebeto Abrantes é documentarista, roteirista e diretor de inúmeras produções televisivas para canais abertos e à cabo do Brasil e do exterior, tais como: TV Globo, Canal Futura, GNT, Multishow, Discovery Kids, Animal Planet, Canal Brasil, TV Cultura, TV Escola, TV Brasil, SESC TV e outros.

 

Como diretor fez os premiados documentários You Tubers; Quando os Suiços imigravam–Nova Friburgo 200 anos; Caminho do Mar; As Batidas do Samba; Recife/Sevilha–João Cabral de Melo Neto; Histórias de um Brasil Alfabetizado, documentário finalista do Japan Prize 2007; TV–Quem Faz, Quem Vê, filme sobre a história da televisão brasileira; Até Quando?, sobre a violência urbana nas periferias do Rio de Janeiro e Recife.

 

Roteirizou as Séries 7 X Bossa Nova, medalha de prata no New York Film Festival 2006; Eco-Aventura: Amazônia, série de 5 episódios produzida para o Discovery Kids, finalista do Emmy Awards 2000; e, Danças Brasileiras”, série de 13 episódios com o dançarino e músico Antônio Nóbrega, semi-finalista International Emmy Awards 2005. É criador e roteirista do projeto 3 Antonios & 1 Jobim, que reuniu em ontológico encontro, o maestro Tom Jobim, e os não menos renomados: Antonio Callado, Antonio Houaiss e o crítico paulista Antonio Cândido.

 

Trabalhou como diretor de criação nas produtoras Giros Produções, Mixer/RJ, Panorâmica Comunicação, Pro Digital e  Caradecão Filmes.

 

É curador do Seminário Online NA REAL_VIRTUAL (2020), da equipe de curadores do FESTIVAL ESTAÇÃO VIRTUAL (2021) e professor da Academia Internacional de Cinema (AIC/RJ), 2015-2021.