Módulo: 1
Carga horária: 40 horas
As disciplinas e os tipos de discurso em que se organiza o pensamento ocidental moderno — filosofia e ciências; sociologia, história e psicanálise. A cultura de massa e a questão do popular. A literatura como espaço de dramatização dos saberes. A questão contemporânea da inter- e trans-disciplinaridade.
Módulo: 1
Carga horária: 40 horas
Metodologia: Discussão sobre questões teóricas referentes às imagens visuais e sonoras em contraste com as imagens verbais; exercícios analítico-críticos de obras plásticas e musicais propositalmente selecionadas para contraponto com obras literárias, a partir de critérios estilísticos, temáticos ou de técnica de construção.
Ementa: Discussão das relações entre formas de inventividade verbal e não-verbal. As linguagens do espaço — formas, cores e texturas, superfícies e volumes. As linguagens do tempo — ritmo, melodia, harmonia, efeitos de simultaneidade. O texto verbal como instrumento de interpretação crítica dos textos não-verbais.
Pré-requisitos: nenhum
Bibliografia:
Bibliografia principal:
ANTUNES, Jorge. Uma poética musical e brasileira. Brasília: Sistrum, 2002.
BRITO, Ronaldo. Experiência crítica. Org. Sueli Lima. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CAVALCANTI, Lauro. Moderno e brasileiro. A história de uma nova linguagem na arquitetura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
Bibliografia complementar:
CAMPOS, Augusto. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1993.
DIDI-HUBERMAN. Georges. Diante do tempo; história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.
EULÁLIO, Alexandre. Literatura e artes plásticas. Rio de Janeiro: Fund. Casa de Rui Barbosa, 1989.
NAVES, Santuza Cambraia. Da bossa nova à tropicália. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
TOMÁS, Lia. Ouvir o logos: música e filosofia. São Paulo: Ed. UNESP, 2002.
Módulo: 1
Carga horária: 60 horas
Metodologia: Exercícios de leitura investigativo-crítica de exemplares das principais vertentes atuais das críticas de literatura, artes e cultura, seguidos de atividades voltadas para a construção de textos críticos dirigidos a objetos artísticos ou a circunstâncias da vida cultural do presente.
Ementa: Análise da organização e das estratégias discursivas do texto crítico. As modalidades do ensaio e as convenções do texto acadêmico. Orientação para pesquisa, adaptação de metodologias, formulação de hipóteses e construção de projetos de pesquisa. Construção do paratexto: introdução, notas, bibliografia, resumo, palavras-chave. Exercícios de produção de textos críticos.
Pré-requisitos: nenhum
Bibliografia:
Bibliografia principal:
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & outras metas. São Paulo: Perspectiva, 19--
SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 20--
SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.
Bibliografia complementar:
ANTELO, Raul et alii, org. Declínio da arte, ascensão da cultura. Florianópolis: Abralic; Letras Contemporâneas, 1998.
CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987..
JAMESON, Fredric. A virada cultural. Reflexões sobre o pós-moderno. Trad. Carolina Araújo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
RESENDE, Beatriz. Apontamentos de crítica cultural. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
Módulo: 2
Carga horária: 40 horas
Metodologia: As “escritas de si” e a construção ficcional examinadas a partir de conceitos contemporâneos, que envolvem revisões das noções de memória e arquivo. Debate sobre desenvolvimento de gêneros mistos como a “crítica biográfica” e a “autoficção”.
Ementa: Leitura de narrativas (auto)biográficas e memorialísticas, enfocando a construção da subjetividade, em perspectiva contemporânea. A narrativa (verbal ou não verbal) da experiência vivida e a questão da ficcionalidade. A (auto)biografia como gênero midiático. A reconceituação de biografia enquanto expediente da crítica de literatura e de artes.
Pré-requisitos: nenhum
Bibliografia:
Bibliografia principal:
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico; dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2010.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo; uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001.
SOUZA, Eneida Maria de. Janelas indiscretas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
Bibliografia complementar:
DERRIDA, Jacques. The ear of the other – otobiographie, transference, translation. Lincoln; London; Univ. Nebraska Press, 1988.
DUQUE-ESTRADA, Elizabeth Muylaert. Devires autobiográficos; a atualidade da escrita de si. Rio de Janeiro: Nau; Ed. PUC-Rio, 2009.
GALVÃO, Walnice & GOTLIB, Nádia Batella, org. Prezado senhor, prezada senhora. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
LEJEUNE, Phillipe (org.). Le désir biographique. Cahiers de sémiotique textuelle. N.16, 1989.
WERNECK, Maria Helena. O homem encadernado. Machado de Assis na escrita das biografias. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1996.
Módulo: 2
Carga horária: 60 horas
Metodologia: A partir da leitura comentada de amostras dos diferentes gêneros literários, propõem-se exercícios de escrita de poemas, narrativas e pequenos ensaios de teor literários; estimulam-se os comentários críticos entre os alunos da turma.
Ementa: Leitura analítica de textos de diferentes gêneros como encaminhamento da produção escritural. Os critérios de valor e o conceito de intertextualidade. Discussão sobre assinatura autoral e estilo. Exercícios de produção de textos. A dimensão crítica da ficção e a dimensão ficcional da crítica.
Pré-requisitos: nenhum
Bibliografia:
Bibliografia principal:
BARTHES, Roland. A preparação do romance. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHIARA, Ana Cristina. Ensaios de possessão (irrespiráveis). Rio de Janeiro: Ed. Caetés, 2006.
PEDROSA, Célia & CAMARGO, Maria Lucia de Barros (org.). Poéticas do olhar e outras leituras de poesia. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.
Bibliografia complementar:
ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca; escritos efêmeros sobre arte, cultura, literatura. Trad. Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Org. Manoel Barros da Mota. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. Ditos & Escritos III
OLINTO, Heidrun Krieger & SCHOLLHAMMER, Karl Erik.(org.) Literatura e criatividade. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.
SCHNEIDER, Michel. Mortes imaginárias. Trad. Fernando Santos. São Paulo: A Girafa, 2005.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Além do visível; o olhar da literatura. Rio de Janeiro: 7 Letras; FAPERJ, 2007.
CARGA HORÁRIA: 60 horas/aula
Professor(es) responsável(is): Cláudia Fernanda Chigres (vinculada), Flávia Vieira Santos (vinculada) e Domingos de Leers Guimaraens (não-vinculado)
Módulo: 3
Carga horária: 40 horas
Mapeamento de resíduos das tradições orais nas manifestações artísticas contemporâneas. Recuperação de traços do imaginário simbólico que conforma saberes marginais por processos de racionalização da experiência, ordenando conteúdos desregrados, mágicos e assustadores. Observação crítica dos discursos do universo infantil a que tais saberes foram relegados.
Bibliografia principal: AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. Departamento de Letras Rua Marquês de São Vicente, 225 3º andar do Ed. Pe. Leonel Franca Gávea - RJ - 22451-900 Tel.: (21) 3527-1447 direcao-letras@puc-rio.br www.letras.puc-rio.br BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: O contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1992. DELEUZE, Gilles. A Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Bibliografia complementar: BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. São Paulo: Editora Autêntica, 2015. BEETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2008. CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas. Rio de janeiro: ZAHAR, 2013. MAFFESOLI, Michel. A parte do diabo. Resumo da subversão pós moderna. Rio de Janeiro: Record, 2004. LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Globo, 2014
Módulo: 3
Carga horária: 40 horas
Metodologia – Leituras sobre as principais questões da teoria das artes cênicas em contraponto com as da teoria da literatura e atividades analítico-críticas envolvendo narrativas e/ou poemas que se relacionam (enquanto afins, objetos de adaptação ou citação) com filmes ou peças de teatro. Exame de roteiros e/ou textos dramáticos.
Ementa: Discussão das relações entre arte e técnica, comparando literatura a cinema e teatro, quer do ponto de vista das diferenças entre as linguagens específicas, quer do ponto de vista das traduções ou releituras que filmes e peças fazem de romances, contos e poemas ou que estes fazem daqueles. O melodrama e a comédia em versões midiáticas.
Pré-requisitos: nenhum
Bibliografia:
Bibliografia principal:
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Trad. Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BROOK, Peter. A porta aberta. Trad. Antônio Mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
FERREIRA, Jairo. Cinema de invenção. São Paulo: Limiar, 2000.
Bibliografia complementar:
AUMONT, Jacques. O olho interminável. Cinema e pintura. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BAUDRILLARD, Jean.Tela total. Porto Alegre: Salinas, 2002.
BLOOM, Harold. Hamlet – poema ilimitado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
GRUZINSKI, Serge. A guerra das imagens. De Cristóvão Colombo ao Blade Runner. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
e a comédia em versões midiáticas.
Módulo: 3
Trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implica análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.
Módulo: 3
Carga horária: 40 horas
Reconfiguração do conceito de intertextualidade para exame do procedimento de apropriação em suas diversas modalidades e formas – na literatura, no cinema, na fotografia, na música e demais campos artísticos. Exemplos de obras de gêneros híbridos e de integração de diversas linguagens artísticas serão problematizados estética, epistemológica e criticamente.
Bibliografia principal: BORGES, Jorge Luis. “Pierre Menard, autor de Quixote”. In.: Ficções. São Paulo: Companhia das Letras. COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: UFMG, 2007. GENETTE, Gérard. Palimpsestos: A literatura de segunda mão. Caderno do Departamento de Letras Vernáculas. Belo Horizonte: Editora UFMG; Faculdade de Letras, 2005.
Bibliografia complementar: BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária. DERRIDA, J. Torres de babel. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. HATHERLY, Ana. “A nova presença do passado no presente”. In: A casa das musas. Lisboa: Editorial Estampa, 1995. HUTCHEON, L. Uma teoria da paródia. Lisboa: Edições 70, 1979. JENNY, L. et al. Intertextualidade. Poétique n.27: Revista de teoria e análise literárias. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.