Módulo: 1
Carga horária: 60 horas
Construção do raciocínio clínico para a análise dos mecanismos responsáveis pelo desempenho do movimento humano. Estudo de conceitos atuais da biomecânica e cinesiologia relacionados às lesões musculoesqueléticas. Funções musculares nas articulações acometidas por lesões. Biomecânica aplicada à clínica fisioterapêutica.
Objetivos: Compreender os conceitos básicos da cinesiologia e biomecânica no contexto da reabilitação de patologias musculoesqueléticas. Aprimorar e desenvolver recursos terapêuticos utilizando os conhecimentos da cinesiologia e biomecânica para tratamento das lesões musculoesqueléticas.
Metodologia: O conteúdo do módulo 1 será desenvolvido com a utilização de mapas conceituais para construção do conhecimento dos princípios da biomecânica, além de aplicação de estudo dirigido, lista de exercícios, com posterior apresentação e discussão do material produzido pelos alunos.
Nos módulos 2, 3 e 4 será proposta resolução de estudo de casos utilizando o método de aprendizagem baseada em problemas (problem based learning - PBL), assim como será conduzida a interpretação e discussão de artigos científicos, que serão base de atividades práticas, de forma que a aprendizagem seja efetuada entre pares e times (team based learning - TBL), realizando simulação de tratamentos com base na cinesiologia e biomecânica para a aquisição do conhecimento teórico.
Avaliação: As avaliações serão realizadas através de demonstrações práticas, realização de trabalhos e lista de exercícios, representando atividades acadêmicas de ensino, de acordo com o conteúdo da disciplina.
Conteúdo Programático:
1) Princípios da biomecânica
1.1. Estática
1.2. Dinâmica
1.3. Cinética
1.4. Cinemática
1.5. Osteocinemática
1.6. Artrocinemática
2) Cinesiologia e biomecânica dos membros superiores aplicadas aos mecanismos de lesão
2.1. Complexo do ombro
2.2. Cotovelo
2.3. Punho e mão
3) Cinesiologia e biomecânica da coluna vertebral aplicadas aos mecanismos de lesão
3.1. Cervical
3.2. Torácica
3.3. Lombar
3.4. Sacroilíaca
4) Cinesiologia e biomecânica dos membros inferiores aplicadas aos mecanismos de lesão
4.1. Quadril
4.2. Joelho
4.3. Tornozelo e pé
Bibliografia:
1. Nordin, M.; Frankel, V. H. Biomecânica básica do sistema musculoesquelético. 4ª Ed. Editora: Guanabara Koogan, 2014.
2. Hall, S. Biomecânica Básica - 7ª Ed. Editora: Guanabara Koogan, 2016.
3. Neumann, D. A. Cinesiologia do Aparelho Musculoesquelético - Fundamentos Para A Reabilitação - 3ª Ed. Editora: Elsevier, 2018.
Módulo: 1
Carga horária: 70 horas
Estudo e prática da avaliação de estruturas musculoesqueléticas por meio de técnicas palpatórias. Definição e conceitos relacionados às técnicas gerais de palpação e seus princípios. Condutas para análise e interpretação de achados referentes à consistência de tecidos corporais investigados no aparelho locomotor. Palpação em tecidos distintos. Análise das estruturas anatômicas quanto à mobilidade articular, fascial, muscular e a correlação entre elas.
Objetivos: Conceituar os princípios da anatomia palpatória para prática clínica. Identificar estruturas do sistema musculoesquelético, nervoso e vascular por meio de palpação. Analisar as estruturas anatômicas e interpretar os resultados encontrados correlacionando com as implicações na reabilitação dos pacientes.
Metodologia: O módulo 1 será composto pelo desenvolvimento de mapas conceituais relacionados aos princípios básicos da anatomia palpatória, com posterior interpretação e discussão de artigos científicos, além de apresentações elaboradas pelos alunos sobre situações encontradas na prática clínica e pesquisa científica.
A proposta do conteúdo dos módulos 2, 3 e 4 será desenvolvida com a técnica de classe invertida (flipped classroom), por meio de práticas demonstrativas das técnicas e atividades que utilizam abordagens da palpação sendo realizadas entre os alunos, assim como atividades para a aquisição do conhecimento com utilização de marcações dos pontos anatômicos (uso de lápis dermatográfico), que serão desenvolvidas e apresentadas pelos alunos.
Avaliação: As avaliações poderão ser realizadas através de demonstrações práticas, realização de trabalhos e lista de exercícios, representando atividades acadêmicas de ensino, de acordo com o conteúdo da disciplina.
Conteúdo Programático:
1) Cabeça e pescoço
1.1 Cabeça
1.2 Pescoço
2) Membro superior
2.1 Ombro
2.2 Braço
2.3 Cotovelo
2.4 Antebraço
2.5 Punho e mão
3) Tronco e Quadril
3.1 Pelve
3.2 Sacro
3.3 Coluna lombar
3.4 Coluna torácica
3.5 Costelas e esterno
3.6 Coluna cervical
4) Membro Inferior
4.1 Quadril
4.2 Joelho
4.3 Perna
4.4 Tornozelo
4.5 Pé
Bibliografia:
1. Field, D. Anatomia Palpatória. 2ª Ed. Editora: Manole, 2001.
2. Tixa, S. Atlas de Anatomia Palpatória - Do Pescoço, do Tronco e do Membro - Vol. 1 - 2ª Ed. Editora: Manole, 2009.
3. Tixa, S. Atlas de Anatomia Palpatória - Do Membro Inferior – Vol. 2 - 3ª Ed. Editora: Manole, 2009.
Módulo: 2
Carga horária: 20 horas
Abordagem atualizada dos efeitos da atividade física nos sistemas fisiológicos. Prescrição dos exercícios nos diferentes locais de atuação do fisioterapeuta. Raciocínio clínico para embasar a prescrição direcionada de exercícios para a reabilitação de forma personalizada.
Objetivos: Possibilitar o desenvolvimento da prescrição de exercícios físicos com fins de promoção de saúde nos diversos níveis de atuação e atenção ao paciente embasados na metodologia técnica e científica.
Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas. Aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em casos e aprendizagem baseada em equipes.
Avaliação: Cada estudante deverá entregar a sua síntese individual com as referências. O instrumento de avaliação levará em consideração a qualidade da síntese e sua participação individual e coletiva.
Conteúdo Programático:
1) Fisiologia Básica aplicada ao Exercício
A respiração celular e sua relação com os diferentes tipos de exercício.
2) Fisiologia dos Sistemas aplicada ao Exercício
Fisiologia do sistema neuromuscular aplicada ao exercício;
Fisiologia do sistema cardiovascular aplicada ao exercício;
Fisiologia do sistema respiratório aplicada ao exercício;
Fisiologia do sistema endócrino aplicada ao exercício.
3) Fisiologia do Exercício aplicada aos diversos níveis de atuação (secundária e terciária)
Métodos de avaliação;
Prescrição de exercício aeróbico e de fortalecimento para atletas;
Prescrição de exercício aeróbico e de fortalecimento para populações clínicas e especiais (diabéticos, obesos, pessoas com doenças cardiopulmonares).
Bibliografia:
1. ACSM. Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. 10ª Ed. Guanabara Koogan, 2018.
2. HOWLEY, EDWARD T., POWERS, SCOTT K. Fisiologia do Exercício - Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desempenho. 8ª Ed. Manole, 2014.
3. SILVERTHORN. Fisiologia Humana, uma abordagem integrada. 2ª Ed. Manole. 2003.
Módulo: 2
Carga horária: 60 horas
Estudo e prática da avaliação cinético-funcional do aparelho locomotor. Conceitos relacionados às técnicas de anamnese, exame físico, testes específicos e fisiodiagnóstico. Exames de imagem na avaliação fisioterapêutica. Desenvolvimento dos conceitos teóricos na prática da avaliação fisioterapêutica. Desenvolvimento do processo de avaliação fisioterapêutica.
Objetivos: Desenvolver as habilidades necessárias para diagnosticar as patologias traumato-ortopédicas. Elaborar com precisão o fisiodiagnóstico mediado pelos distúrbios cinético-funcionais. Prescrever os tratamentos necessários mediados por técnicas eficazes para a recuperação funcional do aparelho locomotor.
Metodologia: Desenvolvimento de aprendizagem baseada em casos e aprendizagem baseada em equipes, atividades práticas em ambientes realísticos e sociodrama de situações da prática profissional.
Avaliação: Apresentação em grupo na forma de sociodrama para a turma com discussão em grupo.
Conteúdo Programático:
1) Anamnese
2) Exame físico
3) Diagnóstico cinético-funcional
4) Objetivos e elaboração do tratamento
Bibliografia:
1. Magee, D. J. Avaliação musculoesquelética. 5ª Ed. São Paulo: Manole, 2010.
2. HOPPENFELD, S. Propedêutica ortopédica: coluna e extremidades. São Paulo: Atheneu, 2005.
O'SULLIVAN, S. B. Fisioterapia: Avaliação e Tratamento. São Paulo: Manole, 2004.Módulo: 2
Carga horária: 70 horas
Conceito, histórico e princípios básicos da terapia manual. Terminologia lesional e disfunção somática. Hipomobilidade e hipermobilidade reacional. Aplicação dos testes palpatórios de mobilidade. Atuação visceral e cranial da terapia manual. Demonstração de exemplos de cadeias lesionais. Técnicas de normalização: thrusts, mobilizações, energia muscular, técnicas funcionais e técnicas neuromusculares.
Objetivos: Introduzir os conceitos fundamentais e a filosofia de trabalho terapêutico embasados na metodologia científica de avaliação e de tratamento pela terapia manual.
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas sempre associadas à prática.
Construção de mapas conceituais ao final.
Avaliação: Cada estudante deverá entregar um mapa conceitual por cada abordagem.
Conteúdo Programático:
1) Maitland
2) Mulligan
3) Mobilização neural
4) FNP
5) Crochetagem
6) Osteopatia
Todos os módulos abordados serão baseados nos seguintes princípios:
A) Conceito, histórico e princípios básicos da terapia manual, terminologia lesional e disfunção somática, conceito de hipomobilidade e hipermobilidade reacional, testes palpatórios de mobilidade.
B) Conceitos básicos da atuação visceral e cranial da Osteopatia e técnicas manipulativas:
- Biomecânica diafragmática e a mobilidade visceral;
- O sistema craniossacral e atuação no Sistema Nervoso Autônomo;
- Exemplos de cadeias lesionais;
- Técnicas de normalização: thrusts, mobilizações, energia muscular, técnicas funcionais e técnicas neuromusculares.
-Aula prática.
Bibliografia:
1. GOODMAN, Catherine C. Diagnóstico diferencial em Fisioterapia. 4ª Ed. Elsevier, 2010.
2. GREEMAN, Philip E. Princípios da medicina manual. 2ª Ed. Manole, 1996.
3. PARSONS, JON e MARCER, NICHOLAS. Osteopathy: Models for Diagnosis, Treatment and Practice. Churchill Livingstone, 2006.
Módulo: 3
Carga horária: 20 horas
Conhecimento Científico; Pesquisa científica e etapas de estruturação e elaboração de um projeto de pesquisa.
Avaliação: A avaliação da disciplina será composta por participação nas atividades teóricas da disciplina e apresentação de um plano de desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso.
Bibliografia Principal:
1. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
2. VOLPATO, G. Ciência: da filosofia à publicação. São Paulo, Cultura Acadêmica, 2007.
3. VOLPATO, G.; BARRETO, R. Elabore Projetos Científicos Competitivos Botucatu, Best Writing Editora, 2014.
Módulo: 3
Carga horária: 40 horas
Conceitos de avaliação postural, controle postural e de utilização de captores posturais. Influência visceral e emocional na postura. Conceito e aplicação da baropodometria e da biofotogrametria. Conceitos de cadeias musculares e articulares GDS e RPG, estabilização segmentar. Integração conceitual e da aplicação dos métodos estudados.
Objetivos: Estimular o desenvolvimento teórico e prático correlacionado aos diversos tipos de avaliação postural com finalidade clínica aplicada. Possibilitar o profissional raciocinar e desenvolver estratégias de tratamento embasadas em sua avaliação postural.
Metodologia: Aula expositiva dialogada. Aprendizagem baseada em problema. Demonstração prática. Simulação prática. Problematização.
Avaliação: Cada aprendiz deverá entregar a sua síntese individual com as referências e apresentar a construção do arco de Maguerez sobre os casos concretos trabalhados no decorrer das aulas.
Conteúdo Programático:
1) Conceitos e avaliação postural.
1.1 Controle postural
1.2 Avaliação postural estática
1.3 Uso de captores posturais (ocular, oclusal e podal) e influência de cicatrizes e aderências fasciais
1.4 Aula prática com divisão em grupos.
2) Influências no controle postural e avaliação da postura através de dispositivos.
2.1 Influências viscerais e da emoção no controle postural
2.2 Baropodometria
2.3 Biofotogrametria (sofware SAPO)
3) Avaliação através do Método de Cadeias Musculares e Articulares GDS.
3.1 Conceitos básicos e as tipologias
3.2 Avaliação: Atitude postural de perfil (flash), análise morfológica segmentar
3.3 Edições da pelve e testes de elasticidade
3.4 Divisão dos grupos e entrega das situações-problemas relativas ao próximo módulo
4) RPG e Estabilização Segmentar.
4.1 Construção das sínteses coletivas
4.2 Roda de conversa para apresentação das soluções das situações-problemas
4.3 Avaliação prática
4.4 Quando utilizar?
5) Integração dos conceitos.
5.1 Problematização (resolução do Arco de Maguerez) com base em casos concretos;
5.2 Propostas de tratamento.
Bibliografia:
1. BRICOT, B. Posturologia Clínica. São Paulo: CIES Brasil, 2010.
2. CAMPIGNION, P. Aspectos Biomecânicos. Cadeias Musculares e Articulares – Método G.D.S. Noções Básicas. São Paulo: Summus, 2003.
3. SIBLEY K.M., MOCHIZUKI G., LAKHANI B., MCILROY W.E. Autonomic contributions in postural control: a review of the evidence. Rev Neurosci.; 25(5):687-97, 2014.
Módulo: 3
Carga horária: 60 horas
Fundamentos teóricos da psicologia no esporte. Relação entre desempenho humano e ativação psicológica, juntamente com a motivação para práticas esportivas. Benefícios emocionais e cognitivos do esporte e das práticas de atividade física. O esporte como instrumento de coesão, inclusão e harmonia social. A intervenção da prática psicológica com a finalidade de evitar lesões, danos e riscos. Aplicação da intervenção psicológica na recuperação de atletas. Mindfulness para desempenho e proteção na prática de esporte e de atividade física, e para recuperação de lesões traumato-ortopédicas.
Objetivos: Conhecer as principais contribuições que a psicologia pode oferecer para a área esportiva. Conhecer os diferentes processos mentais que interferem no rendimento dos atletas e praticantes de atividade física, com a finalidade de desenvolver recursos que contribuam para a ação do profissional da área esportiva. Desenvolver a compreensão das relações entre a psicologia e as práticas de atividades físicas.
Metodologia: Aulas expositivas, palestras envolvendo atletas e psicólogos desportivos, práticas ativas de mindfulness, prática baseada em sociodrama.
Avaliação: Apresentação sobre a temática proposta, baseada em entrevista com profissional da área da psicologia social ou desportiva para estimular uma plenária sobre o assunto com a participação da turma.
Conteúdo Programático:
1) O que é psicologia?
2) Motivação e emoção
3) Psicologia desportiva e a sua aplicação
4) Psicologia social comunitária
5) Mindfulness (Plenitude Mental)
Bibliografia:
1. SAMULSKI, D. M. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2ª Ed. Barueri: Manole, 2009. 496 p.
2. DEMARZO, M. M. P.; GARCIA-CAMPAYO, J. Manual Pratico de Mindfulness: Curiosidade e Aceitação. 1ª Ed. São Paulo-SP: Palas Athena, 2015. v. 1. 246p.
3. MUMFORD, G. The Mindful Athlete - Secrets to Pure Performance. Berkeley: Parallax Press, 2015.
Módulo: 3
Carga horária: 30 horas
Fundamentação na biofísica dos recursos terapêuticos. Utilização de recursos eletrotermofototerapêuticos de baixa, média e alta frequência. Mecanismos de ação dos recursos eletrotermofototerapêuticos. Indicações, contraindicações, precauções e técnicas de aplicação. Aspectos conceituais da fisioterapia aquática; o meio líquido e seu complexo de propriedades e princípios físicos. Efeitos fisiológicos e terapêuticos da imersão do corpo em água aquecida. Avaliação cinético-funcional na hidroterapia. Processo de tomada de decisão clínica relacionado à aplicação da hidroterapia clínica. Elaboração de programas de intervenção na hidroterapia. Aplicabilidade das técnicas de hidroterapia na reabilitação funcional de pacientes com disfunções musculoesqueléticas e/ou patologias traumato-ortopédicas.
Objetivos: Demonstrar a eficácia da aplicação dos diversos recursos eletrotermofototerapêuticos utilizados na fisioterapia traumato-ortopédica e desportiva, baseado em evidência científica. Fomentar um estudo crítico e reflexivo sobre as bases físicas e fisiológicas da hidroterapia e sua interface com a prática clínica do fisioterapeuta. Abordar e discutir o processo de tomada de decisão clínica relacionado à aplicação da hidroterapia clínica. Abordar e demonstrar diferentes técnicas cinesioterapêuticas de hidroterapia na reabilitação aquática de pacientes com disfunções musculoesqueléticas. Oportunizar condições para o aluno prosseguir no estudo e investigação científica da hidroterapia.
Metodologia: Aprendizagem baseada em equipes, problematizações, com sistematização dos conceitos por meio de exposições, leitura de textos, debates, rodas de conversa, elaboração de situações-problema, construção de mapas conceituais, vivência prática, elaboração e discussão de procedimentos a partir de estudo de casos clínicos, debates e tempestade de idéias.
Avaliação: Elaboração de procedimentos a serem aplicados em casos considerando as técnicas e os recursos discutidos.
Conteúdo Programático:
1) Conceitos e histórico dos recursos eletrotermofototerapêuticos.
2) Eletrotermofototerapia na reabilitação funcional de pacientes com disfunções traumato-ortopédicas e desportivas
3) Hidroterapia: Aspectos conceituais e suas bases físicas e fisiológicas.
4) Hidroterapia Clínica.
5) Principais Técnicas de hidroterapia utilizadas na reabilitação funcional de pacientes com disfunções traumato-ortopédicas.
Bibliografia:
1. WATSON, Tim. Eletroterapia: prática baseada em evidência. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2009.
2. ROBERTSON VAL, Ward Alex, Low John, Reed Ann. Eletroterapia Explicada: Princípios e prática.. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
3. CAMPION, M.R. Hidroterapia: Princípios e Prática. São Paulo: Manole, 2000.
Módulo: 3