Módulo: 1
Carga horária: 39 horas
Análise crítica da história da performance e sua atualização nas práticas contemporâneas. Investigação dos gestos artísticos nos quais o corpo está não só envolvido no processo, como pode ser, também, suporte da própria obra.
Bibliografia principal:
CHIARA, Ana, SANTOS, Marcelo, VASCONCELLOS, Eliane (orgs). Corpos diversos: imagens do corpo nas artes, na literatura e no arquivo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015.
GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance. Do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Editora, 2006.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Tradução Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva: 2009.
Bibliografia complementar:
CARLSON, M. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
LEPECKI, André. Exaurir a dança: performance e a política do movimento. São Paulo: Annablume Editora, 2017.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
VERGINE, Lea. Body Art and Performance. The body as language. Milano: Skira Editore, 2000.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Módulo: 1
Carga horária: 21 horas
Investigação das diversas práticas de escrita – obras literárias, artísticas e musicais – de épocas distintas, com o objetivo de perceber como elas agem e fazem agir, como podem ser capazes de operar em dissenso. Discussão do processo a partir do qual as escritas organizam, em sua própria feitura, uma invenção singular na linguagem, agindo no tempo e no espaço de sua recepção.
Bibliografia principal:
CAGE, John. De segunda a um ano. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
CAMPOS, Haroldo. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 2011.
FERNANDEZ, Macedonio. Museu do romance da eterna. São Paulo: Cosac & Naif, 2011.
Bibliografia complementar:
CARSON, Anne. Autobiografia do vermelho. Tradução de João Concha e Ricardo Marques. Lisboa: (não) edições, 2017.
FLUSSER, Vilém. A escrita. Há futuro para a escrita?. São Paulo: Annablume, 2010.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Rio de Janeiro: Revista do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, PUC-Rio, 1984.
XAVIER, Valêncio. Rremembranças da menina de rua morta nua e outras histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ZAMBRA, Alejandro. Múltipla escolha. São Paulo: Tusquets, 2017.
Módulo: 1
Carga horária: 24 horas
Discussão sobre as implicações dos procedimentos nos campos da arte e da escrita que, a partir do século XX, ganham centralidade no pensamento e no fazer artísticos. Possibilidade de compreensão dos modos como as alterações produzidas por tais procedimentos resultam em novas formas de produção e recepção da arte contemporânea e contribuem para a ideia de escritas performáticas.
Bibliografia principal:
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: Obras escolhidas. Vol.1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FERREIRA, G.; COTRIM, C. (org.) Escritos de artistas: anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. 3
Bibliografia complementar:
COHEN, Renato. Performance como Linguagem – criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar comum: uma filosofia da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
HOCKNEY, Daivid. Conhecimento secreto. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
HOME, Stewart. Assalto à cultura: utopia subversão guerrilha na (anti)arte do século XX. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 1999.
PERLOFF, Marjorie. O momento futurista: avant-garde, avant-guerre, e a linguagem da ruptura. São Paulo: Edusp, 1993.
Módulo: 2
Carga horária: 40 horas
Abordagem dos novos paradigmas da arte trazidos pelo minimalismo, como a mudança na ideia de espaço em relação a um objeto específico. Discussão da ideia como suporte fundamental para a produção artística proposta pela arte conceitual. Investigação do modo como esses paradigmas ampliaram e transformaram o próprio campo da arte.
Bibliografia principal:
BELLATIN, Mario. Cães heróis. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
CAMPOS, Augusto. Música de invenção. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DIDI-HUBERMAN, George. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
Bibliografia complementar:
CABANNE, Pierre. O engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1997.
DIDI-HUBERMAN, George. L’Homme qui marchait dans la couleur (James Turrell). Paris, Editions de minuit, 2001.
KAPROW, Alan. Essays on the Blurring of Art and Life. California: University of California Press, 2004.
MAMMI, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
SYLVESTER, David. Interviews with American Artists. New Haven: Yale University Press. 2001.
Módulo: 2
Carga horária: 20 horas
Investigação das diversas práticas de escrita – obras literárias, artísticas e musicais – de épocas distintas, com o objetivo de perceber como elas agem e fazem agir, como podem ser capazes de operar em dissenso. Discussão do processo a partir do qual as escritas organizam, em sua própria feitura, uma invenção singular na linguagem, agindo no tempo e no espaço de sua recepção.
Bibliografia principal:
CAGE, John. De segunda a um ano. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
CAMPOS, Haroldo. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 2011.
FERNANDEZ, Macedonio. Museu do romance da eterna. São Paulo: Cosac & Naif, 2011.
Bibliografia complementar:
CARSON, Anne. Autobiografia do vermelho. Tradução de João Concha e Ricardo Marques. Lisboa: (não) edições, 2017.
FLUSSER, Vilém. A escrita. Há futuro para a escrita?. São Paulo: Annablume, 2010.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Rio de Janeiro: Revista do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, PUC-Rio, 1984.
XAVIER, Valêncio. Rremembranças da menina de rua morta nua e outras histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ZAMBRA, Alejandro. Múltipla escolha. São Paulo: Tusquets, 2017.
Módulo: 3
Carga horária: 40 horas
Leitura crítica de textos que, na virada das décadas de 1950/1960 no Brasil, transformam temas como a palavra e o corpo em eixos fundamentais para pensar a relação entre escrita e performance. Do construtivismo concreto à experiência neoconcreta, do engajamento nacionalista às representações dos trópicos nas artes visuais e na música popular.
Bibliografia principal:
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.
CLARK, Lygia & OITICICA, Hélio. Cartas, 1964-74. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.
PEDROSA, Mário. Mundo, homem, arte em crise. São Paulo: Perspectiva, 1975.
Bibliografia complementar:
DUARTE, Rogério. Tropicaos. Rio de Janeiro: Azougue, 2003.
GIL, José. "Abrir o corpo". In: Lygia Clark – da obra ao acontecimento: Somos o molde. São Paulo: Ed. Pinacoteca, 2005, p. 63-66.
NETO, Torquato. Torquatália – Do lado de dentro. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
ROLNIK, Suely. "Uma terapêutica para tempos desprovidos de poesia". In: Lygia Clark – da obra ao acontecimento: Somos o molde. São Paulo: Ed. Pinacoteca, 2005 p. 13-27.
Módulo: 3
Carga horária: 20 horas
Investigação das diversas práticas de escrita – obras literárias, artísticas e musicais – de épocas distintas, com o objetivo de perceber como elas agem e fazem agir, como podem ser capazes de operar em dissenso. Discussão do processo a partir do qual as escritas organizam, em sua própria feitura, uma invenção singular na linguagem, agindo no tempo e no espaço de sua recepção.
Bibliografia principal:
CAGE, John. De segunda a um ano. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
CAMPOS, Haroldo. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 2011.
FERNANDEZ, Macedonio. Museu do romance da eterna. São Paulo: Cosac & Naif, 2011.
Bibliografia complementar:
CARSON, Anne. Autobiografia do vermelho. Tradução de João Concha e Ricardo Marques. Lisboa: (não) edições, 2017.
FLUSSER, Vilém. A escrita. Há futuro para a escrita?. São Paulo: Annablume, 2010.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Rio de Janeiro: Revista do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, PUC-Rio, 1984.
XAVIER, Valêncio. Rremembranças da menina de rua morta nua e outras histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ZAMBRA, Alejandro. Múltipla escolha. São Paulo: Tusquets, 2017.
Módulo: 3
Carga horária: 40 horas
Reunião de diferentes textos e/ou trabalhos que tratam das experiências modernas nas artes e seus desdobramentos conceituais. Discussão sobre as transformações do narrador e das novas relações com o sentido (visão, perspectiva, máquina).
Bibliografia principal:
BECKETT, Samuel. O inominável. São Paulo: Ed. Globo, 2009.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Memórias do subsolo. São Paulo: Ed.34, 2000.
DUARTE, Pedro. A palavra modernista: vanguarda e manifesto. Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2014.
Bibliografia complementar:
ANDRADE, Oswald. "Variações sobre o matriarcado". In: Obras completas. 4. ed. São Paulo: Globo, 2011.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Obras Escolhidas. Volume II. São Paulo: Editora Brasiliense, 2009.
LUDMER, Josefina. Aqui América Latina – Una Especulación. 1ª. Ed. BuenosAires: Eterna Editora, 2010.
MALLARMÉ, Stéphane. Divagações. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010.
SANTIAGO, Silviano. Genealogia da ferocidade: ensaio sobre Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa. Recife: Cepe, 2017.
Módulo: 4
Carga horária: 40 horas
Realização de práticas de escrita a partir de propostas relacionadas às questões teóricas do curso, que poderão ser realizadas em formatos diversos, dentro os quais áudios, vídeos, imagens, textos e performances.
Bibliografia principal:
BARTHES, Roland. O grau zero da escrita: seguido de novos ensaios críticos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
GÓES, Raïssa de. Autorretrato. Rio de Janeiro: Ed. 7Letras, 2011.
FREITAS, Angélica. O útero é do tamanho de punho. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Bibliografia complementar:
BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 5
CAGE, John. Musicage – palavras. John Cage em conversações com Joan Retallack. Rio de Janeiro: Numa Editora, 2015.
KAFKA, Franz. Narrativas do espólio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
NANCY, Jean-Luc. El Intruso. Trad. Margarita Marti´nez. Buenos Aires: Amorrortu, 2007.
ROSA, Guimarães. "Meu tio o Iauaretê". In: Estas estórias. São Paulo: Nova Fronteira, 2001.
Módulo: 4
Carga horária: 40 horas
Reunião de diferentes textos e/ou trabalhos que tratam das experiências contemporâneas nas artes e seus desdobramentos conceituais. Discussão sobre as possibilidades performáticas e performativas desses textos.
Bibliografia principal:
CLARK, Lygia. Meu doce Rio. Rio de Janeiro: independente, 1986.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympo, 2009.
SANTOS, Roberto Corrêa dos; REZENDE, Renato. No contemporâneo: arte e escritura expandidas. Rio de Janeiro: Editora Circuito: FAPERJ, 2011.
Bibliografia complementar:
CAGE, John. For the birds. John Cage in conversation with Daniel Charles. London: Marion Boyars, 2009.
GENET, Jean. O ateliê de Giacometti. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.
DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
PATROCÍNIO, Stela do. Reino dos bichos e dos animais é o meu nome. Org. Viviane
Mosé. Rio de Janeiro: Azougue, 2001.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. São Paulo: Editora 34, 2017.
Módulo: 4
Trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implica análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.