Disciplinas
Português Oral e Escrito: Produção e Compreensão
Módulo: 1
Carga horária: 30 horas
Procedimentos para o desenvolvimento da compreensão e produção oral e escrita do aluno estrangeiro. Estratégias discursivas na compreensão e produção de textos. As diferentes situações de comunicação e as condições de compreensão e produção de textos orais e escritos. Tipologia do texto.
Português para Estrangeiros I
Módulo: 1
Carga horária: 45 horas
Estudo de estruturas gramaticais pertinentes para o aprendizado do português como língua estrangeira. O sintagma verbal: flexão e uso dos tempos verbais e modos verbais; complementos e adjuntos. Regência e concordância. Casos particulares: ser/estar (ficar/andar); expressões verbais; entre outros.
Português para Estrangeiros II
Módulo: 1
Carga horária: 45 horas
Estudo de estruturas gramaticais pertinentes para o aprendizado do português como língua estrangeira. O sintagma nominal: nome, adjetivo, pronomes, artigos, numerais e formas de tratamento. Flexão nominal: gênero, número e grau. Estruturação do período e do texto: coordenação e subordinação; coesão referencial e sentencial.
Revisão Gramatical do Português como Língua Materna
Módulo: 1
Carga horária: 30 horas
Morfossintaxe tradicional do português: descrição e norma. Classes de palavras e funções sintáticas. O verbo: flexões, regência e concordância. O substantivo: flexões, regência e concordância. Complementos e adjuntos. Os conectivos. Termos da oração. O período: orações coordenadas e subordinadas.
Fundamentos da Linguística e da Linguística Aplicada
Módulo: 2
Carga horária: 45 horas
A relação linguagem, pensamento e cultura; língua e sociedade; propriedades definidoras das línguas naturais. Conceitos de língua materna, língua estrangeira e segunda língua. Noções básicas de lingüística descritiva. A lingüística aplicada e seu papel no processo de aquisição formal de uma língua estrangeira. Análise crítica das principais abordagens e metodologias.
Pesquisa Orientada para Monografia
Módulo: 2
Carga horária: 30 horas
Pesquisa orientada, individual e/ou em grupo de aspectos da língua portuguesa pertinentes ao ensino-aprendizagem como língua estrangeira, desenvolvida em três fases de 10h/a cada, distribuídas nos módulos II, III e IV. Apresentação de proposta de aplicação didática do assunto em questão na forma de trabalho de final de curso.
Português para Estrangeiros III
Módulo: 2
Carga horária: 45 horas
Estudo de padrões comportamentais e expressões lingüísticas reveladores de aspectos da cultura e da identidade brasileiras. Estruturas discursivo-pragmáticas, padrões internacionais verbais e não verbais; atos de fala, formalidade/informalidade, distanciamento/proximidade; atitude, emotividade, espaço, tempo.
A Língua Portuguesa no Mundo
Módulo: 3
Carga horária: 45 horas
A língua portuguesa no mundo: aspectos geográficos, políticos e sociológicos. Língua nativa, língua oficial e língua estrangeira. Manifestações culturais lusófonas: identidade e diversidade em diferentes comunidades falantes do português. Estudo contrastivo de estruturas gramaticais e discursivas do português e de línguas em contato, em especial, o espanhol e o inglês. Procedimentos pertinentes ao ensino do português para falantes dessas línguas.
Didática, Metodologia e Prática do Ens.de Segunda Língua e Língua Estrangeira
Módulo: 3
Carga horária: 45 horas
Análise do processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Aspectos humanísticos, afetivos e sócio-culturais na prática de sala de aula. Noções de avaliação. Estruturas discursivo-pragmáticas, padrões interacionais verbais e não verbais: atos de fala, formalidade/informalidade, distanciamento/proximidade; atitude, emotividade, espaço, tempo. Observação participante de ensino/aprendizagem do português como segunda língua e/ou língua estrangeira. Iniciação à prática em docência do português como segunda língua e/ou língua estrangeira. Análise crítica do material didático existente.
Monografia
Módulo: 3
Trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implica análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.