Programa

1. Vocabulário:

1.1. Expansão do vocabulário concreto especializado;

1.2. Expansão do vocabulário abstrato;

1.3. Ampliação do repertório de expressões idiomáticas e gírias; interpretação de metáforas;

1.4. Reconhecimento de graus de formalidade e informalidade vocabular;

1.5. Visão geral dos processos de formação de palavras em português.

2. Pronúncia e ortografia:

2.1. revisão e aprofundamento de pontos abordados em níveis anteriores;

2.2. Dificuldades específicas de pronúncia (hiatos, ditongos, não aspiração das oclusivas, etc.);

2.3. Dificuldades específicas de ortografia (ch-x, ss-ç-s-x, g-j, etc.);

2.4. Quadro completo das regras de acentuação.

3. estruturas da língua portuguesa: aspectos formais e semântico-discursivos:

3.1. Verbos:

Revisão e aprofundamento de pontos abordados em níveis anteriores;

Tempos do indicativo: Futuro do presente composto;

Quadro completo dos tempos do subjuntivo;

Verbos derivados de ter, pôr, vir;

Usos especiais dos tempos e modos verbais em português;

Verbos impessoais e defectivos;

Locuções verbais complexas;

Voz passiva sintética e indeterminação do sujeito.

3.2. Nomes:

Revisão e aprofundamento de pontos abordados em níveis anteriores;

Flexão dos adjetivos compostos.

3.3. Artigos:

Revisão e aprofundamento de pontos abordados em níveis anteriores.

3.4. Pronomes:

Revisão e aprofundamento de pontos abordados em níveis anteriores;

Quadro geral dos pronomes indefinidos e das formas de tratamento;

Colocação de pronomes oblíquos em locuções verbais; mesóclise.

3.5. Numerais:

Revisão de pontos abordados em níveis anteriores.

3.6. Advérbios:

Revisão e aprofundamento de pontos abordados em níveis anteriores;

Expansão do repertório de expressões adverbiais.

3.7. Conectivos:

Revisão e aprofundamento de pontos abordados em níveis anteriores;

Conectivos de uso formal.

4. Estruturas interacionais:

Identificando pessoas e coisas

Descrevendo, relatando, narrando

Debatendo

Escrevendo cartas (correspondência formal)

Reagindo rápido em situações embaraçosas

Fazendo conjecturas

Persuadindo

Sendo irônico(a)

Sendo evasivo(a)

Expressando ceticismo

Corrigindo pressuposições

Expondo um argumento lógico.

5. Mecanismos de produção textual:

Coesão e coerência;

Descrição, narração, argumentação e dissertação


BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

Meyer, R.M. (et alii). Português para Estrangeiros V – Rio, PUC-Rio, 1998.

Hollanda, A.B. Novo Dicionário Aurélio – Rio: Nova Fronteira.

Reis, O. Breviário de Conjugação de Verbos – Rio: Francisco Alves, RJ, 1993.

Cunha, C. Cintra, L. Nova Gramática da Língua Portuguesa – Rio: Nova Fronteira.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Cunha, C. Cintra, L. Nova Gramática da Língua Portuguesa – Rio: Nova Fronteira.