Programa

TEORIA:

Módulo 1 - Introdução à arte-educação

        -A necessidade da arte

       -O Genuíno e o estereótipo

       -Os certos e errados na arte

       - A colaboração da arte na educação

       -A dinâmica das práticas reflexivas

Módulo 2 – Subjetividade e arte

       - Subjetividade e arte - parte 1

       - Subjetividade e arte - parte 2

       - Os acasos e a arte

       - Ocorrência - argumento para a arte

       - Processo, produto e arte

       - A fita de Moebius

Módulo 3 – Transformação e arte

       - A transformação como ferramenta na arte - parte 1

       - A transformação como ferramenta na arte - parte 2

       - Transformação e desconstrução

       - Pessoas e personas

       - Simbologia e arte

       - Criatividade e censura

Módulo 4 – Identidade e arte

       - A arte e a construção da identidade

       - Imaginação e vulnerabilidade

       - Identidade e arte - parte 1

       - Identidade e arte - parte 2

       - Os opostos

       - Sexualidade e arte


Módulo 5 – O vazio e a arte

       - Construção no vazio

       - Apego e desapego

       - Forma e contraforma

       - Eixo e referências

       - Diversidade e aproximação

Módulo 6 – O  educador, a criança e a arte

       - Observações e práticas arte-educacionais

       - Legitimidade e pertencimento

       - O lugar do outro

       - Alguns sintomas e a arte

       - Simbioses

       - Liderança e educação

       - Limite repressão e censura

       - Processo de desenvolvimento criativo - parte 1

       - Processo de desenvolvimento criativo - parte 2

Reflexões finais

PRÁTICA:

São trabalhadas inúmeras técnicas artísticas como: pintura, modelagem, colagem, gravuras, monotipias… apresentadas através de propostas relacionadas com cada conteúdo teórico abordado. Ou seja, se o tema do dia for “Os opostos”, a proposta artística deve instigar o aluno à reflexão sobre esse tema. Os trabalhos realizados são comentados no final de cada aula com a intenção de promover o desenvolvimento do olhar, da crítica e a revisão dos conceitos estéticos para que esses futuros profissionais possam atuar mais apropriados e com maior consistência em suas aulas.

Professor Hélio Rodrigues
http://www.heliorodrigues.com.br/arte_educador.htm
https://www.arteacaobrasil.com.br/blog/