Programa

1 – Introdução. Conceitos de indústria 4.0 e preparação do ambiente que o aluno necessitará para o restante do curso. É importante que ao final do módulo, o aluno tenha conseguido configurar adequadamente o ambiente de trabalho.

2 – Sensores. Como receber e interpretar a informação que é recebida. Serão discutidos os tipos de sensores e as formas usadas pelos sensores para registrar a informação e torna-las disponíveis para processamento.

3 – Atuadores. Como transformar intenções em ações. Tipos de atuadores, como recebem os comandos e o que fazem com eles.

4 – Motores. Forma particular de atuador. Neste módulo será coberta a atividade de controle contínuo de um atuador.

5 – Estudos de caso.

6 – Projeto final. Serão propostos alguns projetos. Todos os projetos propostos juntarão os conceitos aprendidos anteriormente, em uma aplicação de cunho prático. O aluno poderá alternativamente propor o que deseja desenvolver. Os professores fornecerão a mentoria complementar necessária. O aluno receberá o certificado de conclusão mediante a apresentação do seu projeto de conclusão operando dentro dos parâmetros definidos no enunciado do projeto. Ou definidos em conjunto com instrutores, no caso de projeto originado pelo aluno.