Programa

O principal objetivo do curso é ensinar a reaprender a olhar, promover uma mudança do olhar em relação ao cinema e à poesia da imagem e da literatura.

A observação de trechos ou de filmes inteiros, a comparação com os livros que os inspiraram ou basearam, abrem as portas para experiências audiovisuais e reflexões por parte dos alunos e do professor.

Debates e exercícios práticos sempre serão estimulados.

O curso pretende não só analisar a adaptação literária para cinema como pesquisar as duas linguagens e proporcionar experiências práticas de ambas.

“(...)Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as "Odes Elementales", de Pablo Neruda. Procurei a "Ode à Cebola" e lhe disse: "Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro: 'Rosa de água com escamas de cristal'. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta... Os poetas ensinam a ver(...)".(trecho do texto A complicada arte de ver, de Rubem Alves).