Programa

17:00h - Abertura: Prof. Hilton Koch – Decano do CCBS

Tema 1: A Cultura do Cuidado Como Valor Humano

17:15h - Introdução do tema pelo moderador: Prof. Marcelo Luciano Vieira 

Professor Agregado do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio; Foi Coordenador de Estágio em Serviço Social da PUC-Rio. É membro do Corpo Editorial da International Journal of Research and Development in Social Sciences da The University of Lahore. Foi Membro da Associação de Pesquisa em História - ANPUH; Atualmente é membro do Laboratório de Pesquisas de Práticas de Integralidade em Saúde - LAPPIS/UERJ - Pesquisador. Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social - IMS/UERJ; Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde ICICT/FIOCRUZ. Mestre em Serviço Social pela PUC-Rio. Major Assistente Social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, e atualmente é Chefe da Seção de Pesquisa e Estatística. Atualmente atua nas linhas, planejamento Estratégico; Trabalho; Política Públicas; Ciência; Saúde Coletiva - construção do conhecimento, imagens e sentidos na produção do cuidado de saúde e Políticas Públicas e Forças Militares. 

17:20h -  Palestrante: Monah Winograd 

Possui graduação em Psicologia pela UFRJ, Especialização em Psicoterapia pela UFRJ, Mestrado  e Doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Atualmente é Professora Associada do PPG em Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, Vice-decana de Pós-graduação e Pesquisa do CTCH da PUC-Rio. Coordena o Laboratório de Pesquisas Avançadas em Psicanálise e Subjetividade (LAPSU), é pesquisadora da Cátedra Sérgio Vieira De Mello (ACNUR-ONU) e integra a linha de pesquisa em Psicanálise: Clínica e Cultura. Tem como eixos de pesquisa o trauma, a compulsão à repetição, a pulsão de morte, o pré-discursivo e o corpo. Coordena as pesquisas Situação Psíquica em Contextos de Violência, Exclusão Social e Desterritorialização e A Pulsão de Morte Contra a Pulsão de Morte. É bolsista de produtividade 2 do CNPq, foi Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ/2010), é coordenadora do GT Psicanálise e Clínica Ampliada e administradora da página do Facebook do Departamento de Psicologia da PUC-Rio.

17:40h -  Palestrante: Maria Elena Rodriguez Ortiz

Doutora em Sociologia pelo IESP-UERJ com tese sobre Combate Global à pobreza. Possui graduação em Direito e Mestrado em Direito ao Desenvolvimento pela Université de Génève. É professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e pesquisadora do Brics Policy Center. Tem atuando, tanto no Brasil como na Colômbia, principalmente os seguintes temas: direitos sociais, direitos humanos, acesso à justiça, desenvolvimento, ativismo judicial e exigibilidade de direitos. Também possui longa atuação junto à sociedade civil organizada na área da interação entre Direitos Sociais, Desenvolvimento e Políticas Públicas, com especial atenção para a advocacia dos direitos fundamentais e a educação em direitos humanos. Como parte de seu doutorado, realizou, entre 2009 e 2011, pesquisa de campo em Nova Delhi, India, sobre aspectos comparativos do tema da justiça e das políticas sociais.

18:00h – Moderador abre para perguntas:

Tema 2: Bioética do Fim da Vida

18:15h - Introdução do tema pelo moderadora: Dra Claudia Burlá

Graduação em Medicina, e especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/Associação Médica Brasileira e certificação na área de atuação em Medicina Paliativa pela Associação Médica Brasileira. Doutora em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal. Membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. Membro efetivo do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. Membro efetivo das Câmaras Técnicas de Cuidados Paliativos e de Geriatria do Conselho Federal de Medicina. Em 2007 esteve um mês na sede da Organização Mundial da Saúde em Genebra para desenvolver em conjunto com o departamento de Envelhecimento e Curso de Vida um documento sobre os cuidados ao fim da vida para os idosos. Membro do Conselho Diretor do International Longevity Centre - Brasil, que integra a Aliança Global de International Longevity Centres.

18:20h - Palestrante:Pe. Álvaro Mendonça Pimentel

Graduação em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, graduação em Teologia pelas Facultés Jésuites Centre Sèvres de Paris e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutorou-se em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo realizado seu estágio de pesquisa no exterior no Centre d'Archives Maurice Blondel (Université Catholique de Louvain, Bélgica). Estágio Pós-Doutoral na Catholic University of America. Atualmente, é professor do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Vice-Reitor da mesma Faculdade. Atua na área de Filosofia, com ênfase em ética e filosofia da religião, desenvolvendo suas pesquisas e cursos em diálogo com os seguintes autores: Henri Bergson, Maurice Blondel, Jean Ladrière, Claude Bruaire, Eric Voegelin e Henrique Cláudio de Lima Vaz. Seus centros de interesse são: a racionalidade da fé; os métodos filosóficos de estudo do fenômeno religioso; Deus como problema filosófico; a racionalidade e a justificação do agir moral; o perdão e a convivência social. 

18:40h -  Palestrante: Profa Thamis Ávila Dalsenter Viveiros de Castro

Doutora em Direito Civil pela UERJ. Possui mestrado em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC-Rio, graduação em Direito pela Faculdade de Direito Evandro Lins e Silva – IBMEC. Atualmente é professora e coordenadora adjunta do curso de graduação em Direito PUC-Rio, além de professora dos cursos de pós-graduação lato sensu da PUC-Rio e do curso de Direito Civil Constitucional do CEPED - UERJ. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do direito privado, direitos da personalidade, constitucionalização do direito civil, autonomia corporal, violência obstétrica, cláusulas gerais. É autora do livro "Bons Costumes no Direito Civil Brasileiro" e de artigos em periódicos especializados. Associada ao Instituto Brasileiro de Direito Civil - IBDCivil e à Association Henri Capitant des Amis de la Culture Juridique Française. Pesquisadora do INCT Proprietas.

19:00h – Moderador abre para perguntas

19:15h – Debate Geral

20:00h – Encerramento