Programa

1. Introdução

   · O que é Relações com Investidores?

   · Quais as diferenças entre companhias abertas e fechadas?

   · Um Breve histórico de Relações com Investidores

2. Preparativos para abrir o capital

   · Por que abrir o Capital? Vantagens & desvantagens

   · O desenvolvimento da “Cultura de Companhia Aberta”

   · A abertura de capital propriamente dita

   · O Departamento de Relações com Investidores (RI)

3. O processo de divulgação de informações e das Demonstrações Financeiras

   · As divulgações financeiras obrigatórias

   . Visão geral do Formulário de Referência

   ·  As demonstrações financeiras anuais completas (“DFs”)

   ·  O Relatório da Administração

   ·  O papel dos auditores independentes e do seu parecer

   ·  Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs); Informações Trimestrais (ITRs)

   ·  Fatos Relevantes

4. Governança Corporativa e RI

   ·  Compreendendo a Governança

   ·  Governança na prática: sistemas; códigos; IBGC

   ·  O que as empresas ganham com as boas práticas de Governança?

   ·  O que o mercado e o governo ganham com as boas práticas de Governança?

5. O Website de RI

   · As informações que não podem faltar

   · Dados dinâmicos, cotações, gráficos e “kits” para investidores

   · Fatos Relevantes, Avisos ao Mercado etc.

   ·  Manutenção e atualização das informações

   ·  As ferramentas mais modernas disponíveis e RI nas redes sociais

6. A Oferta Pública Inicial de Ações (o “IPO”)

   · O Cronograma do IPO

   · “Kick Off Meeting & Due Dilligence”

   ·  O período de silêncio e a vedação a negociações

   ·  Preparação dos documentos da Oferta: O Prospecto

   ·  O “Roadshow” e seus objetivos: preparo e condução

7. O dia-a-dia de Relações com Investidores

   ·  A vida da empresa e do RI no Mercado Secundário

   ·  A visão holística do RI

   · O domínio da estratégia de Longo Prazo e do “Valuation” da Cia.

   · Os fatores diferenciais da empresa e seus principais “drivers” de crescimento

   · O atendimento aos analistas (“Sell side”) e aos investidores (“Buy side”)

8. Preparando e fazendo apresentações de RI em PowerPoint

   · Eventos, apresentações e conferências do mercado e do setor

   · Visão geral sobre as apresentações de RI

   ·  Como fazer uma apresentação vendedora?

   ·  Apresentações pela internet; apresentações “webcast” e o “Q&A”

9. Uma visão geral sobre diversas ferramentas tecnológicas de RI

   · CRMs (“databanks”) de RI

   · Instrumentos eletrônicos de “Compliance”

   · Ferramentas para votos à distância

   · Datarooms virtuais e outros

10. Complementos importantes

   · A convivência harmoniosa com as áreas de Comunicação Corporativa e Assessoria de Imprensa

   · O RI e a Mídia

   · Enfrentando crises e a reputação empresarial

   · RI para Ofertas Públicas de Debêntures

   · Introdução à listagem de ações no exterior

   · RI como profissão e oportunidade de crescimento


MÉTODO DE AVALIAÇÃO

Exame final (70%) e listas de exercícios para casa (30%)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

   · Brasil S/A: RR Donnelley (Coordenação: M.Siqueira; Atademes B.Pereira e J.M.Treiger - 2014)

   · Publicações do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)

   · Pronunciamentos do Codim: Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado

   · Relações com Investidores: “A arte de se comunicar com o mercado e de atrair investidores”(J.M.Treiger, 2009).