Programa

1. Identidade Cultural;

1.1 Cultura, Semiótica, Storytelling;

1.2 Alteridade, Choque Cultural;

1.3 Ideologia e Racismo;

1.4 Atividade prática: Seminário construção de identidade cultural brasileira


2. Descobrindo sua identidade;

2.1 Introdução à cultura afro-brasileira, suas narrativas históricas em design e moda;

2.2.1 Introdução à cultura indigena brasileira, suas narrativas históricas em design e moda;

2.2.2 Palestra com convidada indígena Karipuna Papion Cris;

2.3 Atividade prática: Painel de memórias e inspiração;


3. Criando produtos com identidade;

3.1 Processo criativo de produtos com identidade;

3.2.1 Estudo de caso da Maria Filó e Hawaianas: leis de direitos autoriais de povos étnicos e problemáticas com grandes marcas no mercado da economia criativa;

3.2.2 Seminário: Designers que criam produtos com identidade;

3.3 Criando seu produto/coleção;

3.3.1 Painel de inspiração (público alvo/tema coleção);

3.3.2 Criação de linha de produtos ou coleção com identidade brasileira.