Programa

- Aula Prática em Ações Reais.

- SÉRGIO A. ABUNAHMAN:
Objetivo do Curso. Avaliação: Conceitos Gerais.
Avaliação de Imóveis Urbanos: Princípios fundamentais e métodos. Normas Brasileiras. Confecção de laudos. Pesquisa de dados. Homogeneização de Informes.
Estatística Aplicada aos Métodos de Pesquisa. 
Avaliação de Terrenos Urbanos. Avaliação de Construções. Depreciação. O Processo Expropriatório no Direito Brasileiro.
Avaliação de Imóveis Comerciais; Arbitramento de aluguéis.
Avaliações Especiais: Cinemas, Teatros, Postos de Gasolina, Hotéis e Motéis - Os modelos de Francisco Alves Gomes Jr., Sérgio Antonio Abunahman e Celso Aprígio Guimarães Neto.
Determinação do Valor Locativo em lojas de Shopping Centers.
Desapropriações: Mutilações e Faixas de Servidão.
O Fundo de Comércio nas Desapropriações.

Ações Revisionais em Imóveis Residenciais.


- MILTON J. MANDELBLATT

O modelo de MANDELBLATT.

- RONALDO FOSTER:
Introdução às Avaliações pelo Método Comparativo por regressão linear.
O que é uma curva gaussiana - como se apura um valor de mercado a partir de dados de ofertas e vendas de imóveis - o que é uma regressão linear e para que serve - exemplo prática ilustrativo - a NBR-14.653 parte 2 e seu Anexo A - a nova versão da norma técnica passa a admitir um trabalho misto, fatores e regressões.

- GILBERTO A. COURI:
Patologia das Edificações: Cargas - Principios Básicos. Variação da Temperatura. Recalques ou Deformações. Problemas Construtivos Executivos. Posicionamento inadequado da Armadura. Problemas Construtivos por má Execução do Concreto. Problemas Ocasionados por Materiais. Carbonatação. Corrosão. Polarização da Superfície. A Interface Armadura-Concreto. Água como Eletrólito da Corrosão. Métodos de Recuperação Estrutural. Metodologia para Recuperação. Soluções para o Problema de Corrosão - Reforço Estrutural - Compositos. Problemas Construtivos Causados por Agressões / Desgaste. Danos às Construções devido a Terrenos. Danos Ocasionados por Infiltrações. Impermeabilização.

- ALMIR LUIZ ANTUNES:
PERÍCIA EM ESTRUTURAS DE CONCRETO / ACIDENTES NA CONSTRUÇÀO CIVIL - INTRODUÇÃO: Objetivo. Principais conceitos - histórico - vantagens do uso do concreto armado - dados estatísticos. Cuidados na elaboração de laudos técnicos. II) O CONCRETO ARMADO: Características. Vantagens do uso do concreto armado. Apresentação de alguns parâmetros importantes para análise de estruturas de concreto. Conceitos sobre Mecânica das estruturas de concreto - conceito de esforço - conceito de recalque diferencial. III) PERÍCIA EM ESTRUTURAS DE CONCRETO: Informações históricas sobre a obra periciada - coleta de dados. Análise dos projetos - análise dos materiais utilizados. Vistoria. Cuidados especiais.  IV) PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES EM ESTRUTURAS DE CONCRETO: Falhas de projeto - prescrições normativas - planejamento da execução da obra. Falhas de execução. Uso de material inadequado. V) CARACTERÍSTICAS DE ALTERAÇÕES EM ESTRUTURAS E SUAS PROVÁVEIS CAUSAS. VI) ALGUNS EXEMPLOS DE PEÍCIAS REALIZADAS.  VII) ALGUNS EXEMPLOS DE ACIDENTES EM ESTRUTURAS DE CONCRETO.

- DELCIDES DE VITERBO FILHO:
Avaliação de Máquinas e Equipamentos

- SALVADOR JOSE BAILUNI:
A Norma 14.653 da ABNT;
O Laudo Pericial;
O Parecer Técnico em Separado;
O Laudo Extrajudicial;
O Laudo Prévio;
A Atuação do Perito Judicial;
A Atuação do Assistente Técnico;
Apresentação de Laudos Práticos (Judicial e Extrajudicial).


- SIMONE F. DEUTSCH:
Aplicação do Código de Obras na Prática Pericial.
Histórico e Legislação vigente. Divisão do Município.
Áreas de Planejamento - Lei complementar nº 16 - junho de 1992. Unidade de PEU - Decretos Especiais.
Regulamento de Zoneamento - Decreto nº 322/76.
Decreto nº 5.412/85. Gabarito.
Fórmula para Cálculo da Cota de Terreno.
Quadro de Índices de Aproveitamento de Terreno.
Tabela da Taxa de Ocupação dos terrenos. Loteamento.
Laudos referentes aos dados do IPTU. Mesas e Cadeiras.
Condições das Edificações. Iluminação e ventilação das Edificações. Compartimentos. Pavimento de Uso Comum. Vagas de Garagem. Código Civil. Lei das Operações Interligadas.
Isenção de IPTU para imóveis preservados. Legislação em vigor. Corredor Cultural. Patrimônio - Preservação e Tombamento.
APAC - Área de Proteção do Ambiente Cultural. APAS e APACS. Departamentos e Documentos.
Estudo de Viabilidade - Critério de Máximo Aproveitamento.

- ANTONIO CARLOS NASCIMENTO AMADO 
A Prova Pericial de Engenharia no Processo Cível: Exigências Legais para Elaboração de Laudo no Judiciário, Quesitos, Honorários, Meios de Prova e Recursos Processuais. Prazos para Elaboração e Entrega do Laudo e Parecer Técnico. Normas e Procedimentos de Perícias Judiciais. A Posição do Perito e Assistentes Técnicos. Responsabilidade Civil e Penal do Perito.

. Trabalho Prático:
Avaliação daquele que seria o Maior Prédio Comercial da América Latina com 49 pavimentos e 130.000m² de área construida.

O objetivo do trabalho é determinar, nos dias atuais, o VALOR DE MERCADO do imóvel (prédio) que seria construído na Rua da Quitanda, nº 01.

. Julgamento Simulado em Ação Real de Locação.
Debate com magistrados, juristas e peritos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro