Programa

Primeiro encontro

Tema: O que lhe inspirou a ser um profissional de saúde?
Objetivo: Convidar cada membro do grupo a fazer um passeio na sua própria história, dando a oportunidade de se reconhecer o valor e a importância das nossas experiências de vida que influenciam nossas escolhas. Desde o primeiro momento trabalhamos a escuta das diferentes possibilidades.


Segundo encontro

Tema: Compartilhando histórias da prática profissional.
Objetivo: Ao convidar cada membro do grupo a trazer uma vivência marcante da sua prática profissional, temos a intenção de favorecer a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas, semelhanças e ressonâncias que a narrativa apresentada traz.  A intenção é favorecer a solidariedade entre os colegas e o enriquecimento de todos com a experiência vivida de cada um.


Terceiro encontro

Tema: Dialogando com a empatia.
Objetivo: Propiciar uma conversa com a empatia, reconhecendo como cada um se relaciona com ela, bem como suas dificuldades e habilidades. Temos a intenção de refletir sobre os três tipos de empatia:
1) a empatia cognitiva: compreender como as pessoas veem o mundo, como pensam a respeito dele e entender suas perspectivas.
2) a empatia emocional: uma conexão cérebro com cérebro que permite uma percepção instantânea de como a pessoa se sente. 
3) A preocupação empática: que leva à ação empática, alguém que está sintonizado para ajudar.


Quarto encontro

Tema: A morte: um destino previamente anunciado.
Objetivo: Abrir espaço para refletir sobre o fato inegável que ocorrerá a todos nós, seres vivos. Como lidar com essa realidade, o que ajuda o que dificulta. Através dessa reflexão, poder refletir sobre os recursos e habilidades que podem facilitar a convivência com essa realidade. Em todas as histórias existem preciosidades.


Quinto encontro

Tema Livre
Objetivo: Ratificar a voz do grupo. Como profissionais e especialistas que contribuem com os temas que consideram também pertinentes para esse encontro reflexivo. Validamos mais uma vez a autoridade dos membros desse grupo.


Sexto encontro

Tema: Compartilhando o documento coletivo: o que levamos de nossas conversas
Objetivo: O reconhecimento da sabedoria das habilidades e competências contida naquele grupo. Dessa forma validamos o seu valor como especialistas na arte da cura. A cura que transcende a morte e que fica eternizada naquela história que foi vivida.