Programa

Conceitos básicos e fundamentos do Design Thinking. Identificação de oportunidades e solução para problemas. O link entre Design Thinking e a criação de negócios. Ferramentas do Design Thinking nas etapas de Ideação, Prototipagem e Teste de mercado. Mínimo Produto Viável (MVP) e o Business Model Canvas na prática.

Aula 01 - Apresentação da estrutura da disciplina / Conceitos Fundamentais do Design Thinking

Aula 02 - Técnicas e Ferramentos do Design Thinking. / Atividade - Funil de Ideias / Cartões de Insights / Mapa de Afinidade

Aula 03 - Apresentação dos conceitos e aplicação prática da Ideação. / Atividades: Brainstorming / Matriz de posicionamento.

Aula 04 - Prototipação: Fundamentos conceituais e prática. / Posicionamento estratégico para negócios inovadores

Aula 05 - Definição de atributos de valor e modelo de negócios. / Oficina de orientação dos grupos

Aula 06 - Apresentação dos trabalhos finais (plano de negócios no formato Business Model Canvas)

Bibliografia Básica

BERNARDA, Greg; OSTERWALDER, Alex. Value Proposition Design: Como construir propostas de valor inovadoras. HSM Editora, 2014.

BROWN, Tim et al. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Bibliografia Complementar


SEBRAE Quadro de Modelo de Negócios - SEBRAE, 2014. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/quadro-de-modelo-de-negocios-para-criar-recriar-e inovar,a6df0cc7f4217410VgnVCM2000003c74010aRCRD. Acesso em 27jun.2016.