Programa

Sessão 1 - A escolha de uma dimensão para uma abordagem organizacional alternativa: o cenário competitivo e o ambiente de mudanças; A função administrativa; níveis e habilidades de administração; objetivos do curso; relevância do tema; estrutura do curso; metodologia; avaliação; expectativas sobre o curso;

Sessão 2 - O ambiente externo competitivo e a tomada de decisão administrativa: modelos e características; Processos decisórios e as dimensões da racionalidade, da intuição e do grupo e gênero;

Sessão 3 - A evolução do pensamento estratégico sob uma lente crítica; Planejamento estratégico: fundamentos, níveis e o processo; Modelos integrativos e novas visões sobre a gestão do desempenho organizacional;

Sessão 4 - Abordagens contemporâneas do pensamento estratégico: ética e responsabilidade social corporativa; A rede social e a influência dos stakeholders; Apresentação de casos práticos;

Sessão 5 - Estratégia global; Redes estratégicas; Abordagens estratégicas baseadas em recursos; Competência essencial e distintiva; Empreendedorismo; Apresentação de casos práticos;

Sessão 6 - As teorias administrativas sob o enfoque de uma revisão crítica; Aspectos da organização sob a ótica do elemento humano, da interação e da abrangência; A evolução do pensamento gerencial nas principais escolas da administração e sua aplicação prática; Fundamentos e estrutura da organização; Governança corporativa;

Sessão 7 - Abordagens contemporâneas das organizações sob o aspecto da organização responsiva; Sistemas em rede; Campo organizacional;  Apresentação de casos práticos;

Sessão 8 - A gestão estratégica de recursos humanos e a gestão da diversidade na força de trabalho; Organizações multiculturais; Apresentação de casos práticos;

Sessão 9 - Estudo de casos

Sessão 10 - Comportamento organizacional e os pressupostos para um modelo contingencial; Liderança: abordagens tradicionais e perspectivas contemporâneas; A liderança e sua abrangência relacional: casos práticos para o debate da liderança relacional;

Sessão 11 - A liderança como fator diferencial na gestão das pessoas; Processos motivacionais: a motivação para o trabalho;

Sessão 12 - Administração de equipes: a formação de equipes eficazes; Administração de relações laterais e das diferenças;

Sessão 13 - As funções da comunicação; A comunicação interpessoal e a organizacional; Habilidades de comunicação; Questões atuais na comunicação;

Sessão 14 - Estudo de casos

Sessão 15 - A função gerencial do controle administrativo: sistemas e formas; A administração da mudança; A construção de uma abordagem organizacional alternativa considerando aspectos do pensamento estratégico, das correntes administrativas, da liderança e do controle administrativo; Apresentação de casos práticos;

Sessão 16 - Revisão dos principais conceitos por meio de uma visão integrativa; A abordagem alternativa organizacional; Avaliação.