Programa

MÓDULO I:

Panorama do mercado de gastronomia, legislação, orgânicos e alimentação saudável

Professores:
Sergio Bocayuva (Mundo Verde), Teresa Corção (Instituto Maniva) e Maria Beatriz Martins (Planeta Orgânico)

MÓDULO II:

Produção, distribuição, comercialização, consumo e divulgação de alimentos: da logística às vendas de orgânicos em lojas, feiras, supermercados, restaurantes e outros pontos alternativos.

Professores:
Mónica Chiffoleau (Rede Ecológica), Marcio Mattos (ASPTA) e Samanta Aquim (Chocolate Q)

MÓDULO III:

Empreendedorismo: planejamento de vida, pesquisa de setor e modelos de negócios.
Professores
: Sandra Korman e Karen Soares

Plano de Negócios, modelos de Canvas e Design Thinking
Professor:  
Daniel Abadi Orlean

Editais e programas do setor público de apoio aos pequenos produtores
Professor:
Carolina Ficheira

MÓDULO IV:

Economia Criativa, eventos e Gastronomia
Professor:
Leo Feijó
Palestrantes: Chico Junior (Maravilhas RJ) e Luiz Fernando Manso (Rio Gastronomia)

MÓDULO V: Empreendedorismo e alimentação: negócios sustentáveis

Palestrantes:  Antonio Alcaraz e Jan Santos (Ibérico)e Leonardo Botto (Cerveja artesanal)

MÓDULO VI:

Mercado consumidor para alimentos de qualidade

Professores: Paulo Abreu e Flávia Quaresma (Palato Gourmand) e Inês Braconot (Designer Gourmet/Raw Food)

MÓDULO VII:

Cultura alimentar e mídia: tendências do sistema alimentar moderno

Professores: Juliana Dias (Malagueta Comunicação) e Juliana Casemiro (Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional/FSBAN)

Alimentação Saudável e Indústria Alimentícia: formação do sistema alimentar moderno

Professor: Gabriel Fernandes (AS-PTA)


Coordenação


Juliana Dias

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (FACHA, 2003), com especialização em Comunicação e Imagem pela (PUC-Rio,2006), mestre em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ,2013) e doutoranda em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE, URFJ). É sócia-diretora da Malagueta Comunicação, agência que atua no segmento de conteúdo e relacionamento para o mercado gastronômico; editora do site Malagueta News - Palavras boas de se comer e colunista do site Outras Palavras. Também atua co-líder do Slow Food Rio, representando a associação no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio de Janeiro (Consea-Rio), e membro do Observatório da Educação (NUTES/UFRJ). 


Corpo Docente

Teresa Corção (Instituto Maniva e SindRio - Panorama do Mercado de Gastronomia e Orgânicos), a mestre e doutora em Psicologia Clínica Sandra Korman (UFRJ e PUC-Rio - Planejamento de Vida e Trajetória Profissional), Sergio Bocayuva (CEO do Mundo Verde – Mercado de alimentos saudáveis), Daniel Abadi Orlean (Plano de Negócio, Canvas etc), Chico Junior (Prêmio Maravilhas RJ – Turismo gastronômico), Sérgio Abdon (O Globo - Rio Gastronomia), Juliana Dias (Malagueta Comunicação/Cultura alimentar e mídia), Leo Feijó (Introdução à Economia Criativa e Associativismo Cultural), Mónica Chiffoleau (Rede Ecológica - Compras coletivas/comércio justo), Marcio Mattos (ASPTA - Mercados locais/circuitos curtos de comercialização), Maria Beatriz Martins (Planeta Orgânico - tendências e eventos para setor de orgânicos), Flávia Quaresma e Paulo Abreu e Lima (Palato Gourmand - mercado consumidor de produtos de qualidade), Samantha Aquim (Chocolate Q), Antonio Alcaraz e Jan Santos (Ibérico) Gabriel Fernandes (ASPTA - sistema alimentar moderno), Margarida Nogueira e Rodrigo Cotrim (Slow Food, movimentos em defesa da alimentação: o caso do Slow Food), Denise Gonçalves (GT Queijos Artesanais, produção de alimentos locais e certificação), Carolina Ficheira (Editais e Captação de Recursos), Karen Soares (Pesquisa de Setor), entre outros.