Programa

1. FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE RISCOS

Valores, cultura de segurança e decisão de aceitação de riscos. Influência dos paradigmas organizacionais no gerenciamento de riscos. Fatores humanos e o ambiente de indução ao erro. Erro humano como causa de acidentes. Visão sistêmica do erro humano. Engenharia de fatores humanos. Acidentes históricos e lições aprendidas. Linha estratégica de enfrentamento de riscos.

2. CONHECIMENTO TÉCNICO E OPERACIONAL

Aspectos de segurança dos arranjos de instalações offshore (fixa, SS, FPSO, especiais). Práticas operacionais e de campo (análise de tarefa, permissão de trabalho). Rotina de projetos (conceitual, básico, detalhamento).

3. REDUÇÃO DE PERIGOS

Segmentação de inventários de hidrocarboneto (arranjo, bloqueio). Descarte de inventário (alívio e despressurização, dispersão e queima controlada após perda de contenção - flaire). Desligamento automático de emergência (emergency shutdown). Drenagem aberta e fechada. Controle ambiental.

4. RETIRADA DE AGENTES (PESSOAS)

Importância dos sistemas de escape e abandono. Sobrevivência em acidentes. Interação homem x sistema durante a emergência. Priorização e efetividade do sistema de escape e abandono. Aspectos gerais sobre gerenciamento de crise.

5. SISTEMAS DE CONTROLE DE EMERGÊNCIA

Estratégias de segurança e gerenciamento de riscos (queijo suíço de James Reason, membranas). Geração elétrica. Ventilação e ar condicionado. Inertização. Detecção de gás (inflamáveis, tóxicos, aplicação e localização de detectores). Detecção de incêndio (chama, calor, fumaça, termovelocimétrico, temperatura fixa, localização de detectores). Sistemas fixos de proteção contra incêndio (aspersores e dilúvio, espuma, bombas, anel de distribuição, aspersores de CO2, water mist). Sistemas complementares e portáteis (hidrantes, geradores móveis de espuma, canhões monitores, extintores, equipamentos). Proteção passiva. Equipamentos confinados. Equipamentos submarinos. Equipamentos de sobrevivência no mar (embarcações salva vidas, barcos de resgate, botes, salvatagem).

6. REDUÇÃO DA IMPREVISIBILIDADE

Classificação de áreas. Técnicas de análise de riscos (AQR, HAZID, APR, HAZOP). Fundamentos dos estudos e análises de consequências (propagação de incêndio, dispersão de gases, explosão). Aplicação dos resultados de estudos de segurança. Fundamentos da técnica "Full Safety Analysis" de escape e abandono em emergência.

7. SEGURANÇA EM TERMINAIS MARÍTIMOS DE GNL

Propriedades, características e criogenia. Transição rápida de fase. Tipos de acidentes. Combate e contigência.

Livro Texto:

- Gerenciamento de Riscos Baseado em Fatores Humanos e Cultura de Segurança. Gerardo Portela – Elsevier – 2013- [um exemplar deste livro será entregue gratuitamente a cada aluno(a)]

Internet:
Parte do material apresentado nas aulas estará disponibilizado no site www.risksafety.com.br

Bibliografia:
- Introduction to Ergonomics, R. S. Bridger – Editora CRC Press, USA;
- Safety and Health for Engineers, Roger L. Brauer – Editora Wiley, USA