Programa

Curso de caráter introdutório sobre as questões básicas que impactam as relações sociais e comerciais entre brasileiros e chineses. Terá como base a apresentação de princípios que regem as relações sociais-comerciais chinesas, bem como experiências práticas e vivências empresariais de ocidentais, especialmente brasileiros, nos contextos de negócio em diferentes esferas sociais e econômicas. 

Parte 1: Sobre a necessidade de se entender a China e como aproveitar este curso.
Desvendando a China.
Entendendo a vida cotidiana na China.
As diferenças.

Parte 2: A raiz de todos os problemas.
Os problemas brasileiros.
Os problemas chineses.
Como evitar os problemas.

Parte 3: Porque grandes empresários e grandes empresas falham na China?
Principais problemas e obstáculos. Elementos básicos relativos à resolução dos problemas mais comuns.”
O que fazer? O que não fazer?
Revertendo situações desfavoráveis.

Parte 4: Estudo de Caso
Estudo especifico de uma situação comercial para aplicação de questões levantadas ao longo do curso.

--------------------------------------------

Coordenação Acadêmica:
Silvia Becher -

Professor:
Tadzio Goldgewicht - brasileiro, natural do Rio de Janeiro - viveu por 15 anos na China em absoluta imersão cultural. Foi o primeiro ocidental em mais de 2500 anos da história do estado de Shanxi a obter o título de bacharel em  Língua e Literatura Chinesa pela Universidade Pública de Shanxi. Na mesma universidade obteve o título de  Mestre em Chinês Clássico  com especialização em Militarismo e Estratégia. Possui tambem um EMBA em Confucionismo Aplicado para CEOs pela Sociedade Chinesa de Estudos Confucianos. Sua experiência acadêmica, social e comercial em ambientes com pouca interferência internacional foi fundamental para entender o modus vivendi e pensante dos chineses. Retorna ao Brasil onde abraçará o magistério e a consultoria.