Programa

  1. Introdução à Nanotecnologia
  2. Histórico do Desenvolvimento da Área
  3. Fundamentos, Termos e Conceitos
  4. Introdução a Mecânica Quântica
  5. Estruturas: Pontos quânticos, poços quânticos, fios quânticos, nanotubos de carbono, fulerenos, dendrímeros, etc
  6. Ferramentas: Microscópio de força atômica, microscópio de tunelamento, microscópio eletrônico de transmissão, ressonância magnética nuclear, litografia, difração de raio-x, etc
  7. Aplicações: materiais, catalisadores, membranas, OLEDs, etc
  8. Nanoeletrônica: Transistores, QCA, crossbar, etc
  9. Nanobiotecnologia (Carreamento de Fármacos)
  10. Nanotecnologia Computacional
  11. Litografia e Auto Montagem
  12. Nanomateriais (Polímeros e Dendrímeros)
  13. Nanosensores: Bio e não-Bio
  14. Nanofluidos
  15. eScience e Computação de Alto Desempenho
  16. Nanoeletrônica: QCA, OLEDs, Polímeros Condutores.

Bibliografia Principal:
1. Mundo Nanométrico, O: A Dimensão do Novo Século, Henrique E. Toma, Editora: Oficina de Textos, ISBN: 9788586238864, 104 p., 2ª edição, 2009, S. Paulo.

----------------------------------------------------------
Coordenação acadêmica:
Marco Aurélio Cavalcanti Pacheco - Engenheiro Eletrônico, Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio e PhD em Computer Science pelo University College London em 1991. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq e Professor Associado II da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro onde iniciou há 35 anos. Suas áreas de pesquisa incluem: Inteligência Computacional, Métodos de Apoio à Decisão, Nanotecnologia Computacional Inteligente e Evolvable Hardware. Criou em 2007 a Área de Concentração em Nanotecnologia no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio. De 2003 a 2010, liderou no CTC (Centro Técnico e Científico) da PUC-Rio a criação do primeiro programa de Engenharia em Nanotecnologia na América Latina do qual é coordenador. Já orientou e co-orientou mais de 50 estudantes de doutorado e mestrado, publicou quatro livros e mais de 300 artigos em jornais e conferências. É Diretor do Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada que conta com 17 doutores e uma equipe de 80 pessoas.

Corpo docente:
Professor: Dr Reinaldo Bellini

Monitora de turma: Annita Fidalgo