Programa

Programa do Curso: 48 horas divididas em 3 horas semanais ao longo de 16 semanas. As aulas serão nas 5as feiras de 19:00 às 22:00 hs, cobrindo os seguintes tópicos:

PERÍODO PRÉ-BEATLES (1950-1957)

CENÁRIO HISTÓRICO E MUSICAL

DISCOS / MÚSICAS MAIS RELEVANTES / INFLUÊNCIAS

FATOS COM DESTAQUE:

As transformações do R&B, as tendências e os estilos musicais da época.

O COMEÇO (1957-1962)

A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO GRUPO

AS PRIMEIRAS MÚSICAS

FATOS COM DESTAQUE:

O encontro de John e Paul e o início autoral, os shows iniciais em Liverpool e a ida para Hamburgo, a fase dos shows no Cavern Club. A chegada de Brian Epstein. O famoso “Deca Tapes”, etc.

 A 1a FASE (1962-1966)

A HISTÓRIA DA CONSOLIDAÇÃO DA BANDA

OS PRIMEIROS SUCESSOS E MÚSICAS PARA OUTRAS BANDAS

DISCOS / CAPAS / FILMES

FATOS COM DESTAQUE:

O começo da “beatlemania”, gravações na BBC, a ida e a invasão dos EUA, condecoração como MBE, o domínio e as principais excursões ao redor do mundo, o último concerto ao vivo, novas tendências e o início das inovações, influência na música brasileira (jovem guarda, tropicália, novos baianos, clube da esquina), etc.

O LEGADO

A 2a FASE (1966-1968)

HISTÓRIA E OS CAMINHOS INDEPENDENTES

DISCOS / CAPAS / FILMES

MÚSICAS

FASE ADULTA E OS CONFLITOS

FATOS COM DESTAQUE:

O auge das inovações, mixagens, psicodelismo, contracultura, a presença marcante das mulheres, a morte de Brian Epstein, os caminhos independentes, etc.

LEGADO

A TENTATIVA DE UMA RETOMADA, AS ÚLTIMAS GRAVAÇÕES AINDA JUNTOS E O TÉRMINO DA BANDA (1969-1970)

HISTÓRIA

OS ÚLTIMOS DISCOS / FILMES / MÚSICAS

FATOS COM DESTAQUE:

As últimas gravações em conjunto, o show do terraço, a separação de fato e formal, as prioridades e os primeiros discos solos, o ativismo político e as manifestações pela paz de John Lennon. Beatles e filosofia.  

LEGADO

O MITO PERMANECE / TRABALHOS INDIVIDUAIS (1970-2019)

HISTÓRIA

DISCOS / FILMES

MÚSICAS

FATOS COM DESTAQUE:

A rivalidade e a continuidade de algumas cooperações, músicas dedicadas e os principais sucessos individuais, o retorno em “Anthology”, as iniciativas, shows e álbuns mais recentes, as perdas de John e George, etc.

LEGADO

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Abril:

11- Introdução do curso (Eduardo) (1,0 h)

O cenário musical dos anos 50 – o período pré-Beatles (Carlos Augusto) (2 hs)

18- Feriado

25 – Um pequeno background dos quatro Beatles, a formação de um “grupo” (1957), as chegadas de Paul e George, a evolução como “banda”. Início em Liverpool, primeiros shows e a chegada do primeiro empresário (Eduardo) (2 hs) Características musicais. As bases do Rock & Roll (Luiz Otávio) (1 h)

Maio:

02– As idas para Hamburgo, a consolidação da “banda” e as primeiras gravações. A entrada do Ringo (60 -62)(Eduardo)(1 h).

Gravações na Alemanha, primeiro disco e suas versões (Leonardo) (2,0 hs)

09 - Início da primeira fase e as características musicais (Luiz Otávio) (2 hs). Os primeiros discos, início das viagens internacionais e a eminente invasão dos Estados Unidos (62-64) (Eduardo) (1,0 h)

16 - Consolidação da primeira fase. O domínio mundial e o término das excursões (65-66) (Eduardo) (2 hs). Novas motivações musicais (Luiz Otávio) (1 h)

23 - O início da 2ª fase, novos interesses e as experimentações em estúdio (66-67) (Eduardo) (1 h). Palestrante convidado (2 hs)

30 – As novas tendências e os seus reflexos na musicalidade da banda. O afastamento do Rock & Roll clássico e as características dos álbuns mais recentes (Rubber Soul, Revolver, Sgt. Pepper) e das composições individuais. (Luiz Otávio) (3 hs)

Junho:

06 - A consolidação da segunda fase e o fortalecimento da independência de cada um dos membros e das suas individualidades (1968). A explosão musical, penetração no Brasil e as influências na música brasileira (Eduardo) (2 hs) (Luiz Otávio) (1 h)

13 - Psicodelismo e a contra cultura (Frederico) (3 hs)

20 - Feriado

27 - Beatles e filosofia (Gustavo) (3 hs)

Julho:

04 – Uma tentativa de retomada da banda (Get Back), o show do terraço (Let it Be) e as últimas gravações (Abbey Road) (1969-70). Fortalecimento das aparições, movimentações e prioridades individuais. (Eduardo) (2 hs) Mixagens e versões (Leonardo)(1 h)

11 – Conteúdo e qualidade audiovisual dos discos (no Brasil e no exterior) e os meios digitais de lançamento da música dos Beatles (Rafael) (3 hs)

18 - O término da banda. As manifestações políticas do John, o recolhimento do Paul e as atividades do George e do Ringo (70-72). Novas iniciativas e contribuições. Os primeiros discos solo. Eduardo (1h) (Palestrante Convidado) (2 hs)

25 - O legado musical. Exemplo: Beatles e a Banda do Sargento Pimenta. A penetração e a universalidade da música dos Beatles. O processo criativo a partir da música e do universo discográfico e visual do Beatles. A transformação do repertório Beatles para diferentes estilos (Leandro) (3 hs)

Agosto:

01 – O legado dos Beatles em termos mundiais. Bandas, músicas, capas, textos, livros, homenagens e shows que surgiram a partir da influência dos Beatles ou em homenagem a eles. (Eduardo) (2hs) (Luiz Otávio)(1 h)

08 - O mito permanece / trabalhos individuais / legado recente (Eduardo) (2 hs)  (Luiz Otávio)(1 h)

------------------------------------------------------------------------------------------------------

15 – Aula bônus: O mito permanece / trabalhos individuais / legado recente / o trabalho artístico dos filhos Julian, Sean, James e Dhani (Eduardo e Luiz Otávio) (3 hs).