PUC-Rio

Coordenação Central de Extensão

CCE PUC-Rio curso Questões em Arte e Filosofia

Questões em Arte e Filosofia

Filosofia
Curso Livre

Aguarde novas turmas.

Cadastre-se como interessado

Introdução

O curso focaliza algumas questões, dentre as muitas, que a arte suscita ao pensamento filosófico. Seu objetivo central é incentivar uma reflexão mais sistemática sobre a arte, também entre aqueles cujos interesses excedem o teórico.

Distribuídos em 20 aulas (com carga horária total de 40h), os temas aí desenvolvidos não se esgotam; ao contrário, procuramos, a cada aula, multiplicar as interrogações que se formulam em torno de cada assunto tratado, remetendo o aluno sempre que possível à literatura especializada.

O curso, por ser a distância, se beneficia dos variados recursos oferecidos na web, tais como, imagens, vídeos, e-textos, etc., remetendo o aluno a uma boa quantidade de materiais audiovisuais, que certamente irão facilitar a compreensão dos textos apresentados.

Objetivo

Possibilitar uma discussão sobre problemas de Estética na tradição filosófica e no pensamento contemporâneo

Público Alvo

Graduandos e graduados em Filosofia e demais interessados no tema.

Carga Horária

40 horas.

Metodologia

Ensino a distância

Programa

Semana 1: O que é uma “obra de arte”. Os múltiplos sentidos da arte. A arte como prazer, razão, experiência, emoção, etc. Guy Debord. A Sociedade do Espetáculo.

Semana 2: Nelson Goodman. As Linguagens da Arte. Música, artes cênicas, artes plásticas, etc., as variadas formas de expressão da Arte.

Semana 3: Arte e Verdade. As Teses de Platão sobre a Arte. Os Fundamentos da Metafísica Platônica. As Artes Plásticas no Tempo de Platão.

Semana 4: Arte e Verdade. As Teses de Platão sobre a Arte. A Arte como imitação da Imitação da Verdade. A Arte como Inspiração Divina, no Ion e no Fedro.

Semana 5: A Poética de Aristóteles. A Teoria Aristotélica da Tragédia. A Teoria Aristotélica da Comédia. A instauração de uma “verdade própria à ficção” e a. transformação do que seria uma “ética da imagem”, em Platão, para uma teoria da representação.

Semana 6: A Arte da Europa Ocidental no Período Medieval. A Influência do Cristianismo no Período Medieval. As Artes Românica e Gótica como triunfo cristão na Europa ocidental A Arquitetura das Catedrais. A Arte Secular no Período Medieval. Castelos Medievais.

Semana 7: A Arte do Renascimento. O retorno à antiguidade clássica. A Invenção do Humanismo. O Artista como Criador. Leonardo da Vinci e Alberti. Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Sandro Botticelli, e outros.

Semana 8: Introdução à estética de Kant em A Crítica da Faculdade do Juízo. A Autonomia do Gosto. O Belo e o Sublime.

Semana 9: O artista moderno e o Romantismo. O conceito de Gênio. O idealismo alemão de Friedrich Wilhelm Joseph Schelling . A estética de Friedrich Schiller. O movimento Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto). Herder e Goethe.

Semana 10: A arte do século XX. A ruptura das referências espaço-temporais na literatura e na dança. James Joyce. Pina Bausch.

Obs.: Fazem parte ainda do “programa” uma série de aulas gravadas sobre temas afins e uma série de textos complementares no formato pdf.

Corpo Docente

Veja a relação do corpo docente (sujeito a alteração)

Matrícula

O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher o modelo da carta de compromisso da empresa e envia-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.  O aluno receberá um email automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”

Certificado

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

Os alunos serão avaliados com base em sua participação, o que se dará através de fóruns quinzenais coordenados pelos tutores do curso e pela marca de presença em cada uma das aulas.

Observações

Vagas limitadas.

A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.

Veja também


Possui alguma dúvida ? Fale conosco

Atualizado em 18/02/2014 às 18:31