PUC-Rio

Coordenação Central de Extensão

CCE PUC-Rio curso Gestão Local de Recursos Hídricos

Gestão Local de Recursos Hídricos

Geografia e Meio Ambiente
Curso Livre

Aguarde novas turmas.

Cadastre-se como interessado

Objetivo

•Apresentar a situação dos recursos hídricos no Brasil e no mundo através de uma abordagem multidisciplinar.

•Sensibilizar os alunos da PUC para as questões relativas à gestão local das águas, com foco específico no estudo do vale da Gávea.

•Definir as diretrizes para a produção do plano de gestão local da microbacia do Rio Rainha.

Público Alvo

Alunos da PUC matriculados em cursos de graduação e pós-graduação.

Pré-Requisito

- Comprovante de matricula;

- Curriculum vitae;

- Plano de ingresso/justificativa (deixando claro o motivo de interesse e a relevância da participação no curso).

Carga Horária

15 horas.

Metodologia

Aulas expositivas com conteúdo técnico e oficina prática.

Programa

Dia 18: Palestras

· 19h às 20h30 - Visão geral sobre recursos hídricos no Brasil e no mundo – Prof. Haroldo Mattos de Lemos (Instituto Brasil/PNUMA).

Ementa: Disponibilidade e escassez de água potável do planeta; gestão das águas em bacias hidrográficas; saúde e saneamento ambiental; Metas do Milênio da ONU.

. 20h30 às 22h – Situação da Gestão Estadual da Água no Rio de Janeiro – Prof. Dr. Rosa Formiga (Diretora de Gestão das Águas e do Território do INEA).

Ementa: Planejamento e gestão integrada de recursos hídricos; política das águas e territórios; gestão participativa de bacias hidrográficas; economia de recursos hídricos; gestão ambiental e mudanças climáticas; Sistema de abastecimento do Estado; Ceivap; Comperj.

Dia 19: Palestras

· 19h às 20h30 – Proteção Legal dos Recursos Hídricos - Prof. Fernando Walcacer (Professor de Direito Ambiental da PUC).

Ementa:
Legislação brasileira sobre gestão de recursos hídricos: do Código de Águas à Política Nacional de Recursos Hídricos. Princípios e instrumentos: agências de águas, comitês de bacias, outorga e cobrança pelo uso da água.

· 20h30 às 22h– Águas e cidade – Prof. Dr. Maria Fernanda Campos Lemos (Professora de Urbanismo da PUC)

Ementa: Desafios do modelo de urbanização em grandes cidades para a gestão sustentável de recursos hídricos no contexto da crise socioambiental e da mudança climática. Aspectos físicos e sociais do sistema urbano e seus impactos sobre os recursos hídricos: informalidade, segregação e conflitos sócio-territoriais, degradação ambiental, uso e ocupação do solo, riscos à saúde e à segurança. Estratégias e soluções inovadoras para a gestão sustentável dos recursos hídricos nas cidades e sua região.

Dia 20: Palestras

· 19h às 20h30 – Tecnologias de Gestão Local dos Recursos Hídricos – Prof. Dr. Tacio Mauro de Campos (Coordenador do Grupo de Pesquisa em Geotecnia Ambiental)

Ementa: Soluções técnicas para gestão sustentável de bacias hidrográficas: gestão de recicláveis, recuperação de encostas degradadas, saneamento, sistemas de biodigestor e compostagem.

· 20h30 às 22h – Conflitos socioambientais: água como bem público global.  – Prof. Dr. Pedro Claudio Cunca Bocayuva (Professor de Relações Internacionais da PUC)

Ementa: Globalização e dinâmicas espaciais; a dupla lógica do capitalismo global; a perspectiva crítica da ecologia política; o debate sobre o público e o comum na relação entre o local, o nacional, o regional e o global; a gestão em questão através da nova abordagem  do ciclo hidro-social.

Dia 22 (sábado): Oficina ‘Plano de gestão local’ (A oficina será o dia em que o grupo de alunos e o grupo de professores do curso estarão juntos e utilizarão os conhecimentos adquiridos nas palestras técnicas para aplicá-los na localidade)

· 9h às 10h: Gestão local de recursos hídricos: o caso da microbacia do Rio RainhaProf. Dr. Luiz Felipe Guanaes e equipe multidisciplinar de professores do curso.

· 10h às 16h: Visita de campo, lanche e definição de diretrizes para a criação do plano de gestão local do Rio Rainha.

Ementa: Apresentação de mapas da bacia hidrográfica do Rio Rainha; aspectos geomorfológicos, aspectos biogeográficos, aspectos sociais e econômicos, hidrológicos e climáticos.

Corpo Docente

Veja a relação do corpo docente (sujeito a alteração)

Documentos Necessários

Carta com os Motivos de Interesse no Curso
Curriculum Vitae

A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br

Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.

Inscrição

A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em qualquer uma das unidades: Gávea, Centro, Barra e Caxias.

Seleção

O candidato será avaliado através do seu Curriculum vitae e pelo seu Plano de ingresso/justificativa.

Matrícula

O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher o modelo da carta de compromisso da empresa e envia-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.  O aluno receberá um email automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”

Certificado

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

Observações

Vagas limitadas.

A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.


Possui alguma dúvida ? Fale conosco

Atualizado em 06/06/2013 às 17:15