PUC-Rio

Coordenação Central de Extensão

CCE PUC-Rio curso Gestão em Tecnologia Médico-Hospitalar

Gestão em Tecnologia Médico-Hospitalar

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso Livre

Aguarde novas turmas.

Cadastre-se como interessado

Introdução

A tecnologia na área médico-hospitalar está em constante evolução. Surgem novos equipamentos, técnicas de manutenção, formas de gerenciamento, requisitos legais e demandas da sociedade de forma que o gestor de manutenção precisa estar sempre se atualizando e adaptando.

O gestor de Estabelecimento Assistencial de Saúde precisa de conhecimento sobre o negócio da saúde (seu foco de trabalho) e diretrizes (e/ou) ferramentas para avaliar o gerenciamento tecnológico, da manutenção e da segurança dos clientes e dos profissionais envolvidos nas atividades hospitalares. Sem estes conhecimentos, o gestor pode tomar decisões (especialmente no que se refere aos custos e demandas judiciais) que irão gerar resultados a curtíssimo prazo, porém, poderão comprometer todo o negócio a médio e longo prazo.

Objetivo

Este curso de extensão foi idealizado visando alinhar os conhecimentos dos profissionais envolvidos e agregar novas informações para gestores e profissionais que vão iniciar carreiras gerenciando tecnologias na área médico-hospitalar, assim como fornecer referências para aqueles que já estão. O objetivo deste curso é apresentar conceitos, referências das melhores práticas, atualização das referências legais e ferramentas para alcançar bons resultados.

Público Alvo

Profissionais de exatas que pretendam iniciar carreira na área médico-hospitalar ou que necessitem de um conhecimento global da área.

Profissionais da saúde que necessitam conhecer o tema para gerir setores de manutenção ou avaliar os mesmos.

Engenheiros Clínicos, Engenheiros Biomédicos, Físicos Médicos, Engenheiros de Manutenção, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Gestores de Estabelecimento Assistenciais de Saúde (Administradores, Médicos, Enfermeiros, etc.).

Carga Horária

42 horas.

Metodologia

Material didático que está incluso no investimento:

Livro Gestão de Manutenção em Serviços de Saúde. Autores: A. F. Souza, C.H.T. Heringer, J.R. Moll, J.S. Júnior. Editora Edgar Blücher Ltda. 1ª. Edição, São Paulo, 182 p. 2010 (ISBN 978852125630).

Programa

Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS): apresenta conceitos sobre EAS. Informações para pessoas que já estejam na área e apresentação do setor aos que pretendem iniciar-se nele.

Engenharias de Manutenção e Clínica: apresenta conceitos da manutenção voltada à equipamentos médicos.

Aquisição de Bens: comenta procedimentos para aquisição visando a melhor relação custo-benefício. O procedimento foi feito para equipamentos médico-hospitalares, mas é aplicável também a outros equipamentos.

Indicadores: sugere indicadores que podem ser utilizados para verificação de desempenho de equipamentos e/ou departamentos.

Política de contratos: apresenta pontos importantes que devem ser negociados em contratos de manutenção.

Treinamento: apresenta a necessidade da educação continuada como fator redutor de acidentes e falhas em equipamentos.

Manutenção Hospitalar: apresenta a influência da manutenção clássica no ambiente de um Estabelecimento Assistencial de Saúde.

Segurança: apresenta as principais normas de segurança existentes. 

--------------------------------------------------------------------------------------------
COORDENAÇÃO ACADÊMICA:
Hilton Koch, Doutor em Radiologia pela UFRJ, Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenador do Curso de Especialização da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Decano do Centro de Ciências Biológicas e de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Chefe do Serviço de Radiologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

CORPO DOCENTE
Eng. Alexandre Ferreli Souza, M.Sc.
Especialista em Engenharia de Manutenção pela ABRAMAN (2004). Recebeu seu título de Mestre em Ciências do Programa de Engenharia Biomédica da COPPE, e o título de Engenheiro em Eletrônica do Departamento de Engenharia Eletrônica, ambos pertencentes à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua desde 1997 na área de gerenciamento, manutenção de equipamentos médicos e consultoria em Tecnologia Hospitalar. Ministra a disciplina Manutenção em Engenharia Hospitalar no MBA em Engenharia de Manutenção da UFRJ desde 2006. Membro do Institute of Electrical and Electronic Engineering- IEEE, Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica - SBEB, Associação Brasileira de Engenharia Clínica – ABEClin e Associação Brasileira de Manutenção - ABRAMAN.

Eng. Cristina Helena Toulias Heringer
Especialista em Gestão de Saúde (MBA pela Fundação Getúlio Vargas), e em Engenharia de Manutenção pela ABRAMAN (2004). Recebeu seu título de Engenheira Civil do Departamento de Construção Civil, pertencente à Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua desde 1995 na área de manutenção e construção de instalações hospitalares. Atualmente desempenha a função de Diretora de Infraestrutura da Rede D’Or, coordenando as atividades da manutenção predial, obras, Arquitetura, hotelaria.

Eng. Joacy Santos Junior
Especialista em Análise e Gerenciamento de Riscos, Engenharia de Segurança do Trabalho (10ª turma), e, Engenharia de Manutenção (ABRAMAN - 13ª turma). Recebeu seu título de Engenheiro em Eletrotécnica do Departamento de Engenharia Elétrica, pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Engenheiro de Segurança da Sampling Planejamento e professor da disciplina Gerenciamento de Risco do curso de pós-graduação da Universidade Souza Marques. Atua desde 1996 na área de manutenção de instalações industriais e construção. Atuou dois anos como auditor interno de segurança do trabalho do grupo Belgo-Acelor. Atuou como consultor em diversas empresas na aplicação de treinamento de segurança do trabalho. Co-autor do livro Guia Prático de Implementação dos Treinamentos da NR 10.

Dr. Jorge Ronaldo Moll, D. SC.
Recebeu seu título de Doutor em Ciências, e Mestre em Ciências (2005) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Master In Project Management - MPM pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial da Federação das Indústrias do RJ (2004). Especialista em Gestão Integrada Para Excelência pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (MBA 2001). Recebeu seu título de Médico pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1980), com especialização em Anestesiologia pelos Centro de Ensino e Treinamento do Hospital de Ipanema (1981) e Centro de Ensino e Treinamento Hospital Central do Iaserj (1982). Atualmente é Medico Anestesiologista do Instituto Nacional de Traumato Ortopedia, Médico Anestesiologista do Médico Anestesiologista Autônomo e Médico Anestesiologista do Hospital Geral de Bonsucesso.

Matrícula

O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher o modelo da carta de compromisso da empresa e envia-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.  O aluno receberá um email automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”

Certificado

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

Observações

Vagas limitadas.

A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.


Possui alguma dúvida ? Fale conosco

Atualizado em 26/09/2012 às 10:46