PUC-Rio

Coordenação Central de Extensão

CCE PUC-Rio curso Comunicação e Imagem

Comunicação e Imagem

Comunicação Social
Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu)

Aguarde novas turmas.

Cadastre-se como interessado

Gávea: Horário e Valores

Objetivo

- Aprofundar os conhecimentos de alunos graduados na área de Comunicação Social, ou de áreas afins, enfatizando a perspectiva interdisciplinar, a produção, a veiculação, e a recepção de imagens.
- Introduzir os alunos em atividades de pesquisa ou desenvolvê-las nos já iniciados, visando à qualificação profissional.
- Possibilitar aos alunos a discussão de experiências profissionais nos vários campos do uso da imagem, através de um "laboratório de trocas profissionais".
- Realizar estudos aprofundados que contribuam para qualificação e a instrumentalização dos alunos que pretendem cursar pós-graduação "Stricto Sensu", em nível de Mestrado.
- Contribuir para ampliar as possibilidades dos estudantes no mercado de trabalho.

Público Alvo

Graduados-Bachareis e Licenciados em Comunicação Social e em outras áreas das Ciências Sociais e Humanas, que pretendam não só desenvolver um saber específico sobre os estudos da imagem, mas sobretudo enfatizar uma visão atualizada do universo mais amplo da cultura, encaminhando-se para a área dos Estudos Culturais.

Carga Horária

360 horas, distribuídas em 3 período(s) letivo(s).

Metodologia

O curso poderá organizar atividades complementares como seminários especiais, conferências, debates, exibição de filmes e vídeos, com a presença de professores convidados, podendo oferecer ainda a possibilidade de participação em trabalho de pesquisa ou projetos específicos desenvolvidos em caráter opcional, paralelamente ás exigências curriculares.

Programa

1º Período
-Imagem e Comunicação
-Leitura de Imagem I
-Imagens e Representações do Brasil

2º Período
-Imagem e Movimento
-Leitura de Imagens II
-Imagens e Representações da Cidade

3º Período
-Laboratório de Trocas Profissionais
-Monografia*

* A monografia ou projeto final do curso é obrigatório para a conclusão do curso de Especialização.

Observação: além deste conjunto de disciplinas obrigatórias, o curso de Especialização em Comunicação e Imagem poderá organizar atividades complementares como seminários especiais, palestras, conferências, debates, exibição de filmes e vídeos, com a presença de professores convidados, podendo oferecer ainda a possibilidade de participação em trabalho de pesquisa ou projetos específicos desenvolvidos em caráter opcional, paralelamente às exigências curriculares.

Disciplinas

Veja a ementa das disciplinas

Corpo Docente

Veja a relação do corpo docente (sujeito a alteração)

Documentos Necessários

Carta de Apresentação
Curriculum Vitae
Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão
Histórico Escolar Oficial da Graduação

A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br

Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.

Inscrição

A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em qualquer uma das unidades: Gávea, Centro, Barra e Caxias.

Seleção

1ª Etapa: análise da documentação (currículum, carta de apresentação*, etc);
2ª Etapa: entrevista.

Atenção: todos os candidatos devem apresentar a documentação e preencher as informações exigidas,  de maneira uniforme. Os candidatos à Especialização em Comunicação e Imagem devem obrigatóriamente escrever uma carta  de apresentação, relato em até 5 laudas sobre experiências acadêmicas e profissionais, discorrendo sobre a motivação e o interesse no Curso. A carta deverá estar anexada ao processo de inscrição do candidato.

Matrícula

O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher o modelo da carta de compromisso da empresa e envia-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.  O aluno receberá um email automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”

Certificado

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

Observações

Vagas limitadas.

A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.

Veja também


Possui alguma dúvida ? Fale conosco

Atualizado em 26/11/2013 às 15:39