A Bitcoin estará comemorando 10 anos em 2018 e ao que tudo indica, estamos falando dos primeiros passos desta tecnologia. O que inicialmente era somente uma criptomoeda, hoje se tornou um projeto muito maior, que promete causar ruptura em praticamente todos os setores da economia. Com a proposta de reduzir drasticamente os custos de transação e ainda manter a segurança e escalabilidade, o Bitcoin ganhou ainda mais abrangência com o termo Blockchain - que virou a tecnologia prioritária da maioria dos gestores de inovação das grandes empresas e principal alvo para empreendedores de todo mundo. A cada dia os céticos ficam com mais dificuldade de manter sua posição. O debate agora é público e envolve agentes institucionais como legisladores, reguladores, técnicos de bancos centrais e muitos outros.
Atualmente a capitalização de mercado das moedas digitais gira em torno de US$ 350 bilhões, com alto grau de volatilidade. Dezenas de países já reconheceram as criptomoedas, incluindo o Brasil (instrução normativa da Receita Federal). Alguns destes países como o Japão, deram um movimento ainda mais radical, reconhecendo as criptomoedas como uma moeda corrente para transações de bens e serviços. Novas tecnologias de escalabilidade como a Lightning Network prometem reduzir drasticamente os custos e tempos das transações com a Bitcoin. Se funcionar, podemos estar prestes a ver uma grande revolução no setor financeiro global.
A Palestra será ministrada pelos Professores Luis Felipe Carvalho do departamento de administração, Felipe Araújo, economista, programador e pesquisador na área e David Gibbin, desenvolvedor de sistemas e especialista em Blockchain e programação de contratos inteligentes.
Traçar uma linha do tempo com os principais eventos do mundo das moedas digitais, desde a invenção do Bitcoin até os dias atuais. Desta forma, o participante terá uma visão ampla do processo de difusão desta inovação e poderá decidir melhor qual o caminho para otimizar seus estudos futuros na área.
Será feita uma palestra de abertura com cerca de 40 minutos e em seguida será aberta a seção de perguntas e respostas, quando a audiência poderá interagir e direcionar perguntas sobre os mais diversos tópicos desde aspectos da tecnologia quanto da economia digital e novos formatos de organização que podem emergir.
O evento é aberto para pessoas das mais diversas áreas e idades, que tenham interesse na área de moedas digitais.
Receba informações quando novas turmas estiverem em oferecimento.