Voltar

Marco Aurelio Cavalcanti Pacheco

Marco Aurélio Cavalcanti Pacheco é Engenheiro Eletrônico e Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio e PhD em Computer Science pelo University College of London (1991). Desde 1977, é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e, desde 1992, é diretor do Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada, ICA.

Suas áreas de interesse de pesquisa incluem: Inteligência Artificial, Métodos de Apoio à Decisão e Nanotecnologia. Propôs a Área de Concentração em Nanotecnologia, criada em 2007 no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio e, junto com pesquisadores do CTC da PUC-Rio, liderou a criação do primeiro programa de Engenharia em Nanotecnologia da América Latina.  Em 2007, criou a primeira pós-graduação lato sensu em Inteligência Artificial no Brasil, Business Intelligence Master.

Suas áreas de interesse de pesquisa incluem: Inteligência Artificial e Nanotecnologia. Já orientou 60 dissertações de Mestrado e 29 teses de Doutorado, coordenou mais de 50 projetos de P&D nas áreas de óleo e gás e energia elétrica e publicou 61 artigos em periódicos internacionais e mais de 300 artigos em conferências. Já ganhou cinco Prêmios Petrobras de Tecnologia e um Prêmio Santander Universidades - Ciência e Inovação.