Renato Cuenca

Formado pela Puc (bacharel em Economia) e FGV (MBA em Gestão Empresarial) de São Paulo e ainda pela Puc Rio de Janeiro com a titulação de Mestre em Administração, pesquisando liderança e comportamento organizacional. Foi aluno da Harvard Business School, Boston, USA, em curso sobre liderança, negociação e tomada de decisão. Participou de treinamentos na área de Gestão e Liderança com destaque para os programas AMANA-KEY e da Fundação Dom Cabral.
Professor dos programas de educação continuada da Puc-Rio, empreendendo programas de desenvolvimento abertos e in company, e da graduação e mba na Escola Nacional de Seguros, com foco na gestão e na formação de líderes e gestores com um pensamento crítico e com a capacidade de desenvolver competências que agreguem valor adicional ao negócio, renovando modelos das habilidades sociais e comportamentais, com destaque para os soft skills, a partir da pregação de conceitos acadêmicos substanciais e da troca de percepções e experiências, em ambiente próprio à criação do conhecimento.
Coach e Mentor executivo em um nicho voltado para líderes e gestores de alta e média gerência, com foco no desenvolvimento de competências. É Mentor de Carreira associado a Fox Human Capital. Formado pela Sociedade Brasileira de Coaching.
Facilitador de programas in company voltados à mudança de cultura em ambientes de transformação digital, pela Hyper Island.
Consultor na área de Relacionamento com Clientes, pela Garrido Marketing.
A carreira de Professor e de Coach está suportada por uma trajetória profissional concentrada na área de Gestão de Mudanças, de Processos e das Relações com os Consumidores, com uma vivência de cerca de 35 anos em empresas multinacionais, em cargos executivos e de liderança, com expertise em implantação de Programas Estratégicos, em Atendimento a Clientes, na governança do Relacionamento com Consumidores junto a entidades e agências reguladoras. Destaque recente para a implementação de Conselhos de Clientes na indústria Telecom.
Vice-Presidente de Ensino, Educação e Cultura da Associação Brasileira das Relações Empresas-Clientes - ABRAREC, se ocupando por difundir as melhores práticas do ensino associado ao relacionamento com os consumidores.
Diretor de Educação da Rede Lanzetta de Trustworking, se ocupando da curadoria de programas de desenvolvimento e geração de conhecimento como estratégia de fomento ao negócio.
Autor de artigos e capítulos voltados à gestão corporativa, Soft Skills, ao Coaching e ao relacionamento consumerista. Palestrante sobre temas voltados à gestão e ao relacionamento consumerista. Ator com vivência teatral.
www.linkedin/in/renatocuencasuportandogestores/