Disciplinas

Imagem e Comunicacão

Carga horária: 45 horas

O Conceito de imagem em seus domínios básicos de analogia, representacão e significação. O processo de comunicação a partir das relações de sentido e do jogo comunicacional das imagens. As mediações produtoras das imagens e suas relacões com as tecnologias dos séculos XIX e XX. As imagens e as formas digitais de produção.

Imagens e Representações do Brasil

Carga horária: 45 horas

História, Cultura e Imagem. Simbolismo e realidade. Fragmentos do imaginário e a construcão do Brasil. Inventores, pioneiros e fundadores. A "mistura" como imagem: hibridismo e mesticagem. Ambiguidades, duplicidades e dilemas nas representacões no Brasil. Imagem externa e imagem interna: as faces do Brasil. O nacionalismo e a questão da dependência cultural e do entre-lugar, na construção das imagens do Brasil. Nação e narração. Raça, gênero e classe na construção das imagens do Brasil. O maravilhoso e o cotidiano na cultura brasileira. Grandes enganos e pequenas verdades: o Brasil como problema. As imagens do Brasil no contexto da globalização.

Leitura de Imagens I

Carga horária: 45 horas

O amplo espectro de manifestações empíricas do universo de imagens literárias, oníricas, místicas, tecnológicas... O referencial visual das imagens e a libertação deste referencial. Os princípios de codificação, transmissão e decodificacão mais frequentes no âmbito de comunicação de imagens.

Imagem e Movimento

Carga horária: 45 horas

A questão da mimesis. Atualização, multiplicação, aceleramento e repetição de imagens: a reprodutividade técnica. Experiência imaginária com o movimento, com as máquinas e com as formas de trabalho modernas e pós-modernas. A noção de ponto de vista, a quantificação e a decomposição da realidade. A relativização dos valores, a categoria de "novo", o múltiplo e o transitório. A contradição entre a realidade (as relações sociais e econômicas) e a estruturação do imaginário de origem exógena. A dialética entre o nacional e o internacional, entre o público e o privado, entre a fascinação e o tédio. A paródia, o pastiche, o plágio e o original, simulacro e a referência, o "remake".

Imagens e Representações da Cidade

Carga horária: 45 horas

Modernidade pós-modernidade e experiência urbana. A legibilidade da cidade. O universo signico urbano: a escrita da cidade e a cidade como escrita. A cidade polifônica. Visibilidade e fragmentação. O imaginário da cidade moderna e pós-moderna. Mitologias urbanas. Cidade e memória. Imagens e representações da cidade, cultural e historicamente determinadas, na literatura, nas artes plásticas, na arquitetura, no cinema, na televisão, na imprensa, na publicidade ... Imagens da cidade e modernidade periférica. Imagens e representações do Rio de Janeiro.

Metodologia de Pesquisas

Carga horária: 45 horas

Estudo de caso e de projetos de intervenção relacionados a experiências profissionais de alunos e professores, ou de profissionais que atuam fora da Universidade.

Laboratório de Trocas Profissionais

Carga horária: 45 horas

Estudo de caso e de projetos de intervenção relacionados a experiências profissionais de alunos e professores, ou de profissionais que atuam fora da Universidade.

Leitura de Imagens II

Carga horária: 45 horas

Aprofundamento em manifestaçãoes empíricas do uiverso das imagens, selecionadas em função de interesse de professores e alunos. Tematização dos princípios de copdificação, transmissão e decodificação mais relevantes nos domínios do estudo das imagens.

Monografia

Trabalho final elaborado sob a orientação de um professor relacionado à produção de comunicação em uma de suas formas, tendo em vista a flexibilidade para o mercado (a profissionalização na área de comunicação) e para o curso (a pesquisa acadêmica).