Disciplinas

Endoscopia Digestiva Alta

Carga horária: 855 horas

Esofagoscopia. O esôfago normal. Hérnia hiatal. Esofagites. O esôfago de Barrett. Gastroscopia. O estômago normal. Gastrite. Úlcera gástrica. Tumores do estômago. O câncer gástrico precoce e avançado. Tumores Gástricos Malignos Diferentes de Carcinoma. O Estômago Operado. Duodenoscopia. O duodeno normal. Tumores do duodeno. Úlcera duodenal. Tumores do Duodeno. Tumores da Papila. Hemorragia digestiva.

Endoscopia Digestiva Básica

Carga horária: 295 horas

Princípios básicos do exame endoscópico. Manutenção e montagem de um serviço de Endoscopia Digestiva. Funcionamento e manutenção dos fibroscópios. Métodos de esterilização e limpeza de equipamentos de endoscopia. O estudo da corrente elétrica para a sua utilização em medicina. A utilização das correntes de corte e coagulação em Endoscopia Digestiva.

Sedação e Monitorização em Endoscopia Digestiva

Carga horária: 290 horas

Conceitos de sedação e analgesia. Limites éticos do seu uso. Barbitúricos. Benzodiazepínicos. Opióides e antagonista opióides. Neurolépticos. Propofol. Etomidato. Cetamina racêmica e S+ Cetamina. Revisão da farmacologia dos hipnóticos, sedativos e opióides, através de informações teóricas e, sobretudo de prática supervisionada, visando ao exercício eficiente da sedação e analgesia.

Ecoendoscopia

Carga horária: 40 horas

O módulo de ultrassom endoscópico vai permitir ao aluno tomar conhecimento da potencialidade deste método diagnóstico e também terapêutico. Vai vivenciar a utilização do método no manuseio dos tumores malignos do esôfago, estômago, duodeno e colon. Vai conhecer também o diagnóstico dos tumores císticos do pâncreas. Ao final do módulo o aluno terá uma visão crítica do método e terá conhecimento para indicá-lo corretamente.

Endoscopia Baseada em Evidências

Carga horária: 400 horas

Conceituação de medicina baseada em evidências. Como ter acesso à literatura medica. Noções de análise estatística. O entendimento de um estudo epidemiológico. Artigos sobre terapia ou prevenção. Artigos sobre testes diagnósticos. Artigos sobre produção de dano relacionado à determinada exposição. Artigos sobre prognóstico. Artigos de revisão. Métodos para a pesquisa informatizada da literatura mundial e estudo das revisões sistemáticas e das diretrizes clínicas ou "guidelines". Validade, importância e utilidade prática dos resultados dos estudos publicados na literatura mundial.

Endoscopia Digestiva Baixa

Carga horária: 1.000 horas

Retossigmoidoscopia rígida. Retossigmoidoscopia flexível. Lesões orificiais. Doença de Crohn. Retocolite ulcerativa. Doença diverticular dos cólons. Tumores do colon. Câncer do colon. Quimioprofilaxia do câncer do colon. A colonoscopia na urgência. A hemorragia digestiva de origem colônic

Endoscopia Digestiva Terapêutica

Carga horária: 865 horas

Tratamento da Hemorragia digestiva. Polipectomia endoscópica. Esclerose endoscópica. Tratamento endoscópico das varizes esofagianas. Utilização endoscópica das técnicas de ligaduras. Estenoses e dilatações do esôfago. Tratamento endoscópico da estenose pilórica. Terapêutica das estenoses do colon. Colocação de próteses esofagianas. Tratamento endoscópico dos divertículos de Zenker. A utilização do LASER no tubo digestivo alto. A utilização do LASER no tubo digestivo baixo. Gastrostomia endoscópica.

Endoscopia Pediátrica

Carga horária: 165 horas

Neste módulo o aluno toma conhecimento das principais patologias encontradas nos pacientes pediátricos. Aprende a diferença entre o tratamento endoscópico do adulto e da criança. Ao final do módulo o aluno está apto a decidir se quer se ocupar da endoscopia do adulto ou da endoscopia pediátrica.

Epidemiologia Clínica

Carga horária: 360 horas

Medidas de frequência. Medidas de associação e intervalo de confiança. Descrição de casos e série de casos. Estudos de corte transversal e ecológicos. Estudo de caso-controle. Estudo de coorte. Estudo clínico randomizado. Estudo de Meta-análise. Revisão e comparação dos diversos estudos. Estudo da relação causal. As variáveis confundidoras. O estudo do viés. Chance: valor de p, valor de alfa e poder de um estudo. Triagem (prevenção secundária). Princípios básicos e a metodologia da abordagem epidemiológica para os problemas de saúde e doença. Relações entre exposição e doença bem como os principais delineamentos de pesquisa envolvidos na análise destas relações. Fundamentos de bioestatística para o entendimento da epidemiologia clínica e da prática da medicina baseada em evidências.

Leitura Crítica da Literatura I

Carga horária: 50 horas

Literatura médica de gastroenterologia e endoscopia digestiva analisadas criticamente à luz dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de epidemiologia clínica e medicina baseada em evidências, visando desenvolver o espírito crítico na leitura de artigos médicos. Atualização nos temas específicos do curso de endoscopia digestiva através da literatura mundial disponível.

Endoscopia do Pâncreas e das Vias Biliares

Carga horária: 1.330 horas

As técnicas para cateterismos das vias biliares e pancreática. A papilotomia endoscópica. Dilatação da papila de Vater. Manometria das vias biliares e da papila. O tratamento dos cálculos de colédoco. As próteses biliares. As próteses pancreáticas. A abordagem endoscópica dos tumores das vias biliares e do pâncreas. O manuseio endoscópico da pancreatite aguda. O manuseio endoscópico das doenças pancreáticas crônicas.

Leitura Crítica da Literatura II

Carga horária: 50 horas

Literatura médica de artigos de revisões sistemáticas e metaanalises em gastroenterologia e endoscopia digestiva analisadas criticamente à luz dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de epidemiologia clínica e medicina baseada em evidências, visando desenvolver o espírito crítico na leitura de artigos médicos. Atualização nos temas específicos do curso de endoscopia digestiva através da literatura mundial disponível.

Seminários de Especialidades Conexas

Carga horária: 60 horas

Trabalho de Conclusão de Curso