Disciplinas

Cardiologia Clinica Teorica I

Carga horária: 30 horas

Noções de Metodologia Estatística. Noções de Epidemiologia Clínica. Noções de Análise Crítica da Literatura. Noções de Anatomia e Fisiologia do coração e vasos. Noções de Semiótica cardiovascular: história e exame físico. Noções de Eletrocardiografia. Noções de Farmacologia cardiovascular. Noções de Hipertensão Arterial. Fisiopatologia da Aterosclerose.  Os Fatores de Risco Coronariano. O fenômeno da isquemia miocárdica. Diagnóstico e Tratamento da Doença Arterial Coronária crônica e aguda.  Febre Reumática. Endocardite Infecciosa. Lesões Orovalvares mitrais, aórticas, tricúspides e pulmonares: etiologia, diagnóstico e tratamento. Cardiopatias congênitas no adulto: diagnóstico e tratamento. Miopericardites. Cardiomiopatias: etiopatogenia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Tumores cardíacos Etiopatogenia e fisiopatologia da insuficiência cardíaca. Aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca.

Bibliografia:

1 - Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Braunwald E. Braunwald’s Heart Disease: a textbook of cardiovascular medicine, 2012 (9th Edition). Elsevier Saunders, Philadelphia, USA.

2 - Fuster V, Alexander RW O’Rourke RA. Hurst’s The Heart.  2013 (13th Edition). The McGraw-Hill, New York, USA..

3 - Porto CC. Doenças do Coração, Prevenção e Tratamento. 2011 (3ª Edição).  Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, Brasil.

Propedeutica Cardiovascular I

Carga horária: 1.320 horas

Semiótica cardiovascular: história e exame físico. A ausculta cardíaca. As manobras cardiovasculares. Assistência médica supervisionada a pacientes hospitalizados nos quartos e enfermarias.

Bibliografia:

1 - Goldman L, Ausiello D. Cecil´s Textbook of Medicine. 2009 (23rd Edition). Saunders, USA.

2 - Constant J. Essentials of Bedside Cardiology. 2003 (2nd Edition). Humana Press Inc, New Jersey, USA.

3 - Porto CC. Semiologia Médica. 2012 (5ª Edição). Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, Brasil.

Sessoes Clinicas I

Carga horária: 90 horas

Sessão de apresentação e discussão de temas e problemas médicos de doenças cardiovasculares.  Sessão de apresentação e discussão de resultados de artigos médicos publicados em revistas de alto impacto. Sessão de apresentação e discussão de casos clínicos. Sessão de apresentação e discussão de traçados eletrocardiográficos e temas de arritmias cardíacas. Sessão de análise e discussão técnica e científica de artigos médicos.

Bibliografia:

1 - Bassan R. Síndrome Coronariana Aguda nas Unidades de Dor Torácica. 2000. Editora Atheneu, São Paulo, Brasil.

2 - Timerman A, Feitosa GS. Síndromes Coronarianas Agudas. 2003. Editora Atheneu, São Paulo, Brasil.

3 - Oparil S, Weber MA. Hypertension: A Companion to Brenner and Reactor’s The Kidney. 2000. W. B. Saunders Co, Philadelphia, USA.