Disciplinas

Fundamentos Científicos das Práticas Contemplativas

Carga horária: 60 horas

Pesquisa científica em práticas contemplativas. Tipos de estudo científico em práticas contemplativas. Evidências científicas biológicas e neurológicas. Evidências científicas e benefícios na saúde. Evidências científicas e benefícios emocionais. Práticas contemplativas e inteligência emocional. Evidências científicas e benefícios cognitivos. Neuroplasticidade. Evidências científicas de alcances e limites das práticas contemplativas.

Tradições Contemplativas e Contemporaneidade

Carga horária: 60 horas

Práticas contemplativas nas grandes tradições espirituais e religiosas. Xamanismo. Bramanismo. Budismo. Taoísmo. Judaísmo. Yoga. Tantra. Cristianismo Ortodoxo. Cristianismo Católico. Sufismo. Encontros de culturas orientais e ocidentais. Dimensões universais das diferentes tradições. Culturas espirituais e diferentes sistemas de crenças, pessoais e coletivos. Prática contemplativa e secularidade. Prática contemplativa e o cuidar de si e das sociedades humanas.

Desenvolvimento de Consciência e Compaixão

Carga horária: 60 horas

Consciência, natureza e processos. Autoconsciência. Atenção. Intenção. Fenômenos humanos de consciência, fenômenos espirituais, místicos, religiosos.  Níveis contemplativos. Níveis de meditação. Abordagens Contemplativas. Compaixão. Empatia. Teoria da Mente. Tomada de consciência. MindfulnessLoving-kindness. Meta-consciência. Fenômenos mentais em práticas contemplativas. Estágios de consciência. Modelos constitutivos do ser humano. Mudança de comportamento e qualidade de vida.

Desenvolvimento de Prática Contemplativa e Desenvolvimento Pessoal

Carga horária: 60 horas

Práticas contemplativas baseadas nas tradições. Vivências pessoais e coletivas de práticas contemplativas. Exercícios contemplativos pessoais, em diferentes condições e contextos de vida. Aplicação de práticas contemplativas em situações da vida cotidiana. Aplicação de práticas contemplativas em situações especiais. Desenvolvimento de prática contemplativa e mudança de padrões pessoais. Saúde pessoal, saúde relacional, saúde das organizações e da sociedade. Avaliação do desenvolvimento pessoal.

Desenvolvimento de Programa de Prática Contemplativa

Carga horária: 60 horas

Setores e áreas de aplicabilidade das práticas contemplativas. Caracterização da população-alvo e do contexto ambiental e social. Identificação das necessidades da população-alvo. Coleta sistematizada de informações iniciais. Definição dos objetivos do programa. Definição das metas do programa. Planejamento do programa. Implementação do programa. Avaliação do programa. Aperfeiçoamento do programa.

Desenvolvimento de Projeto Aplicativo

Carga horária: 60 horas

Desenvolvimento de projeto de pesquisa científica. Definição do campo e do objeto de estudo. Métodos qualitativos de pesquisa. Métodos quantitativos de pesquisa. Instrumentos de avaliação. Identificação de recursos necessários. Caracterização da população de estudo e do contexto. Objetivos do estudo. Métodos utilizados no estudo. Planejamento das etapas do estudo. Realização do estudo. Coleta dos dados. Análise dos resultados. Interpretação dos resultados. Comunicação científica do estudo.