Disciplinas

Avaliação da Aprendizagem

Carga horária: 48 horas

Avaliação Somativa. Avaliação Formativa. Campos de avaliação e Competências. Conhecimentos, Habilidades, Atitudes. Avaliação de diferentes tipos de conhecimento. Escala de Proficiência de Expertise. Validade e Confiabilidade da Avaliação. Processos de avaliação discente. Modelos de avaliação da aprendizagem. Processos de avaliação docente. Processos de avaliação institucional. Processos de avaliação externa.

Bibliografia:

DOWNING, S.M.; YUDKOWSKY, R. Assessment in Health Professions Education. New York, Routledge, 2009.

ESTEBAN, M.T. (Org). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Petrópolis, Vozes, 2008.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem. São Paulo, Cortez, 2011.

Bibliografia Complementar:

CUNHA, M. I. A avaliação da aprendizagem no ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]. 1999, vol.04, n.04, pp. 07-13. ISSN 1414-4077

DEMO, P. Avaliação qualitativa. São Paulo, Autores Associados, 1995.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre, ArtMed, 1999.

Educação Baseada em Competência

Carga horária: 48 horas

Interdisciplinaridade no currículo. Interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem. Conceitos-chave da graduação em medicina. Desenvolvimento de Competências, Habilidades, Atitudes. Ciclos de Aprendizagem em Medicina. Perfis de Competência, Perfil do Egresso. Eixos de desenvolvimento de competências médicas. Modelo integrado dos papéis de competências. Estrutura disciplinar. Componentes curriculares: estruturado e não-estruturado. Bloco Saúde da Pessoa. Bloco Saúde Coletiva. Estágio Longitudinal em Atenção Primária. Estágio Longitudinal em Atenção Secundária. Clínica Baseada em Demanda. Educação Médica Baseada em Simulação.

Bibliografia:

ERICSSON, K.A.; CHARNESS, N.; FELTOVICH, P.J.; HOFFMAN, R.R. The Cambridge Handbook of Expertise and Expert Performance. Cambridge, Cambridge University Press, 2006.

ERICSSON, K.A. Development of Professional Expertise – Toward Measurement of Expert Performance and Design of Optimal Learning Environments. Cambridge, Cambridge University Press, 2009.

SWANWICK, T. Understanding Medical Education – Evidence, Theory and Practice. Chichester, Wiley Blackwell, 2014.

Bibliografia Complementar:

ARANHA, R. Proposta Para Uma Graduação Médica Contemporânea – Modelo PUC-RIO. Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2011.

PASCHOAL, M.M.; KOCH, H.A. Metodologia de Ensino-Aprendizagem da Radiologia na Graduação em Medicina. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003

Métodos de Aprendizagem Ativa

Carga horária: 48 horas

Aprendizagem passiva e aprendizagem ativa. Aprendizagem orientada a produto e a processo. Atitude como estrutura cognitiva. Atitude e aprendizagem. Dinâmicas de grupo. Aprendizagem Baseada em Caso. Aprendizagem Baseada em Problema. Aprendizagem Baseada em Pergunta. Aprendizagem Baseada em Projeto. Aprendizagem Baseada em Modelagem e Simulação. Aprendizagem Baseada em Time. Aprendizagem de Inquirição Guiada Orientada a Processo. Sociodrama na Educação. Gamificação. Mapeamento Conceitual. Meta-Aprendizagem.

Bibliografia:

CLARK, R.C. Building Expertise – Cognitive Methods for Training and Performance Improvement. San Francisco, John Wiley & Sons, 2008.

SAWYER, R.K. The Cambridge Handbook of The Learning Sciences. Cambridge, Cambridge University Press, 2006.

WALSH, K. Oxford Textbook of Medical Education. Oxford, Oxford University Press, 2013.

Bibliografia Complementar:

ERSKINE, J.A.; LEENDERS, M.R.; MAUFETTE-LEENDERS, L.A. Teaching With Cases. London, Ivey Publishing, 1998.

HORTON, W. E-Learning by Design. 2nd Edition. San Francisco, John Wiley & Sons, Inc., 2012.