Disciplinas

Desenvolvimento e os Desvios no Transtorno do Espectro Autista

Módulo: 1
Carga horária: 90 horas

Introdução às perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento humano e o conceito de ciclo vital. Discussão sobre a interação social como processo constitutivo do desenvolvimento humano. Definição dos marcos do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na infância. Indicação dos comportamentos agressivos e seu desenvolvimento na infância. Explicação sobre o desenvolvimento da linguagem e da habilidade da atenção compartilhada. Exposição do quadro clínico do TEA no decorrer do desenvolvimento. Introdução do conceito de autismo regressivo e expor as suas possíveis causas.

Bibliografia:

BORSA, J. C.; BANDEIRA, D. R. (Orgs.). Comportamento agressivo na infância: da teoria à prática. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.

GARCIA, M. L.; LAMPREIA, C. Limites e possibilidades da identificação de risco de autismo no primeiro ano de vida. Psicologia: reflexão e crítica, 24(1), p. 300-308, 2011.

SEIDL-DE-MOURA, M. L.; MENDES, D. M. L. F.; Pessôa, L. F. (Orgs.). Interação social e desenvolvimento. Curitiba: Editora CRV, 2009.

Prática Supervisionada I

Módulo: 1
Carga horária: 30 horas

Transtorno do Espectro Autista: Aspectos Gerais

Módulo: 1
Carga horária: 30 horas

Introdução do conceito de autismo desde o seu surgimento até os dias atuais. Discussão sobre a sua etiologia e as diferentes teorias e modelos para o TEA. Apresentação dos dados epidemiológicos (nacionais e internacionais). Caracterização do TEA a partir dos seus aspectos genéticos, cerebrais, cognitivos e comportamentais. Descrição do seu curso e prognóstico e os benefícios de intervenções precoces. Esclarecimento sobre o processo de avaliação do TEA (rastreamento e diagnóstico) incluindo o diagnóstico diferencial e as comorbidades.

Bibliografia:

CHAHROUR, M. et al. Current perspectives in autism spectrum disorder: from genes to therapy. Journal of Neuroscience, 36(45), p. 11402-11410, 2016.

JOSEPH, L.; SOORYA, L.; THURM, A. Transtorno do Espectro Autista. Tradução: Lisandra Borges; Luiz Fernando Longuim Pegoraro. São Paulo: Hogrefe CETEPP, 2016.

SEIZE, M. M.; BORSA, J. C. Avaliação do autismo: do rastreamento ao diagnóstico. In: BORSA, J. C; LINS, M. R. C. (Orgs.). Avaliação Psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis: Vozes, 2017. Proposta de Criação do Curso de Especialização sobre Transtorno do Espectro Autista

Cognição, Neuroplasticidade e Aprendizagem

Módulo: 2
Carga horária: 30 horas

Definição de cognição social, inteligência e funções executivas. Estabelecimento das relações entre as funções cognitivas e a organização do Sistema Nervoso Central. Compreensão das alterações cerebrais e do comportamento. Introdução de conceitos básicos de neuroplasticidade e aprendizagem.

Bibliografia:

DAWSON, G. Early behavioral intervention, brain plasticity, and the prevention of autism spectrum disorder. Development and psychopathology, 20(3), p. 775-803, 2008.

ROSENTHAL, M. et al. Impairments in real-world executive function increase from childhood to adolescence in autism spectrum disorders. Neuropsychology, 27(1), p. 13-18, 2013.

WEBB, S. J., JONES, E. J., KELLY, J.; DAWSON, G. The motivation for very early intervention for infants at high risk for autism spectrum disorders. International journal of speech-language pathology, 16(1), p. 36-42, 2014.

Prática Supervisionada II

Módulo: 2
Carga horária: 30 horas

Programas para Intervenção do Transtorno do Espectro Autista

Módulo: 2
Carga horária: 90 horas

Apresentação dos programas que baseiam-se nas Práticas Baseadas em Evidências (PBE) para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista em múltiplos contextos. Descrição das abordagens de treinamento de habilidades sociais, os programas de intervenção precoce, as abordagens de terapia de comportamento naturalista e as demais que baseiam-se nos princípios da análise do comportamento. Explicação do modelo de tratamento de coaching parental e as possibilidades de intervenção em grupo. Discussão dos desafios da prática clínica.

Bibliografia:

CAMARGO, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, 26(47), 2013. Proposta de Criação do Curso de Especialização sobre Transtorno do Espectro Autista

JOSEPH, L.; SOORYA, L.; THURM, A. Transtorno do Espectro Autista. Tradução: Lisandra Borges; Luiz Fernando Longuim Pegoraro. São Paulo: Hogrefe CETEPP, 2016.

ROGERS, S. R.; DAWSON, G. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo: Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização. Lisboa: Lidel, 2010.

Intervenções no Contexto Escolar

Módulo: 3
Carga horária: 90 horas

Descrição das técnicas de comunicação aumentativa e alternativa que podem ser utilizadas para melhorar a forma de comunicação dos indivíduos com TEA não-verbais. Apresentação das possibilidades de materiais adaptados. Especificação de estratégias de intervenção para o desenvolvimento da linguagem na escola e como melhorar a habilidade da atenção compartilhada. Discussão do papel do professor e do mediador escolar. Debate sobre os principais desafios na sala de aula e reflexão sobre as possibilidades de enfrentamento.

Bibliografia: Proposta de Criação do Curso de Especialização sobre Transtorno do Espectro Autista

MOUSINHO, R. et al. Mediação Escolar: revisão, dicas e reflexões. Psicopedagogia (São Paulo), 82, p. 92-108, 2010.

TOGASHI, C.; WALTER, C. C. de F. As contribuições do uso da comunicação alternativa no processo de inclusão escolar de um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 22, p. 351-366, 2016.

WALTER, C. C. de F ; NUNES; L. R. de P. (Comunicação alternativa para alunos com Autismo no ensino regular. Revista Educação Especial (UFSM), 26, p. 587-602, 2013.

Metodologia de Pesquisa

Módulo: 3
Carga horária: 14 horas

Elaboração e construção da monografia. Identificar as etapas da metodologia científica. Escolha do método. Normas técnicas para produção de trabalhos científicos.

Bibliografia:

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. Proposta de Criação do Curso de Especialização sobre Transtorno do Espectro Autista

MAGALHÃES, G. Introdução à Metodologia da Pesquisa: Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.

MOTTA R.; HENDGES, G. R. Produção Textual na Universidade. São Paulo: Editora Parábola, 2010.

O Funcionamento do Cérebro no Tea e os Modelos de Tratamento Farmacológicos

Módulo: 3
Carga horária: 16 horas

Descrição dos dois modelos de tratamentos farmacológicos: psicofarmacológicos e o de tratamento das condições médicas associadas. Apresentação de tratamentos farmacológicos que podem auxiliar na melhora do quadro clínico do indivíduo com TEA e também como o tratamento pode auxiliar na melhora das estereotipias e distúrbio do sono. Discussão sobre os efeitos colaterais.

Bibliografia:

BARIBEAU, D. A.; ANAGNOSTOU, E. An update on medication management of behaviorial disorders in autism. Current Psychiatry Reports, 16, p. 437, 2014.

GIKOVATE, C. G. (2014). Autismo. In: Neurologia Pediátrica. VASCONCELOS, M. M. (Org.). 414ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan ltda, p. 34-39, 2014.

JÚLIO-COSTA, A.; ANTUNES, A. M. Transtorno do Espectro Autista na prática clínica. São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2017.

Prática Supervisionada III

Módulo: 3
Carga horária: 30 horas

Trabalho de Conclusão de Curso

Módulo: 3

Trabalho de Conlusão de Curso.