Disciplinas

Ind2501 - Métodos Probabilísticos: Probabilidade, Estatística e Modelos de Previsão

Carga horária: 45 horas

Probabilidade. Variáveis aleatórias. Principais distribuições. Covariância, correlação. Independência de variáveis aleatórias. Estimação. Intervalos de confiança. Intervalos de previsão. Testes de hipóteses. Introdução à Regressão linear. Introdução à análise de Séries Temporais. Aplicações computacionais.

Ind2503 - Logística Empresarial e Estudos de Casos

Carga horária: 30 horas

A logística. Papel da logística na economia e no comércio. O escopo da Logística. Evolução da logística nas empresas. Sistemas de mensuração de desempenho. Cadeia de Suprimento: Desafios, barreiras, facilitadores, tendências e oportunidades de sua gestão. Práticas de gestão integrada de cadeias. Conceituação e evolução dos Sistemas Produtivos. Estudos de casos de logística e cadeia de suprimentos.

Ind2504 - Metodos Quantitativos: Programação Matemática e Heurísticas

Carga horária: 45 horas

Programação Linear: modelagem, resolução pelo método gráfico e pelo método Simplex, casos especiais, método simplex de duas fases, dualidade e análise de sensibilidade. Programação Inteira: modelagem, resolução pelo método de Branch-and-Bound, resolução pelo método de planos de cortes e Branch-and-Cut. Heurísticas: Representação de soluções, vizinhanças, busca local e outras buscas heurísticas.

Gerência de Operações e Jogos Logísticos

Carga horária: 30 horas

Operações na Manufatura e em Serviços. Estratégia da Manufatura e Desempenho Operacional. Melhores Práticas Gerenciais em Operações: Reengenharia de Processos, Lean, TQM, 6-Sigma. Sistemas de Previsão. Noções Gerais de Planejamento Agregado e Controle de Operações. Análise e controle de estoques sob demanda independente. Jogos logísticos e na cadeia de suprimentos.

Ind2507 - Distribuição Fisica e Custos Logisticos

Carga horária: 30 horas

Distribuição física: conceito, caracterização de sistemas, estratégias de distribuição, custos logísticos, dimensionamento. Componentes de custo logístico: transporte, estocagem, armazenamento. Planejamento da distribuição. Estratégias, níveis de serviço e custos de distribuição. Modelos de gestão de existências e risk pooling. Custos diretos e indiretos. Teoria de localização de infraestruturas: conceitos básicos e avançados, localização e logística. Aplicações reais e softwares de resolução. Operações em Armazéns e Centros de Distribuição

Ind2508 - Sistemas de Transportes

Carga horária: 45 horas

Exigências da logística integrada ao transporte.  A questão do transporte de carga. Características da demanda. Categorias de cargas. Características da Oferta. Modos de transporte: Veículos, vias, sistemas de controle. Capacidade, velocidade, desempenho energético. Custos de investimento e de operação. Documentação. Sistemas de informação e rastreamento. Terminais intermodais. O transporte multimodal. Planejamento de Transporte no Brasil. Conceitos básicos de grafos e redes. Estrutura de dados para redes. Problemas de caminho mínimo. Problemas de fluxo máximo e fluxo de custo mínimo. Aplicações. Problemas de roteamento de veículos. Tópicos avançados em roteamento. Softwares de roteamento.

Simulação

Carga horária: 30 horas

Introdução à Simulação. Conceitos básicos de Teoria de Filas. Modelagem de Dados e Criação de Modelos Conceituais. Simulação de Eventos Discretos. Simulação de Monte Carlo. Aplicações computacionais em Logística.

Estratégias na Cadeia de Suprimentos

Carga horária: 30 horas

Introdução a estratégia corporativa e empresarial. Estratégias na cadeia de suprimento. Parcerias estratégicas e Supply Chain Design. Função de compras. Compras e a cadeia de suprimentos. Custos de transação. Estruturas de Governança. Teoria dos Recursos. Teoria da Agência. Terceirização de Atividades. Compra Estratégica. Modelo de Portfólio de Compras. Estratégias de Compra. Suprimento Global. Seleção de Fornecedores. Mercados Eletrônicos. Ferramentas de Compra Eletrônica. Indicadores de desempenho em compras

Finanças Corporativas

Carga horária: 45 horas

Introdução a Finanças Corporativas. Matemática Financeira – principais conceitos. Fundamentos de Contabilidade e relação com a Cadeia de Suprimentos. Fluxo de caixa e critérios de decisão. Aplicações em cadeias de suprimentos. Decisões de Investimento e Financiamento. Gerenciamento do capital de giro e o ciclo de conversão de caixa. Relação risco-retorno e CAPM. Custo do capital, estrutura de capital e alavancagem. Análise do desempenho operacional e financeiro.  Avaliação de projetos e de empresas.

Tecnologia da Informação na Cadeia de Suprimentos

Carga horária: 30 horas

Tecnologia da informação e comunicação e a economia digital. Uso das tecnologias atuais e das tecnologias da informação emergentes no projeto e gestão operacional, tática e estratégica da cadeia de suprimentos. Conceito e evolução dos sistemas de informação. Sistemas de informação operacionais, gerenciais e estratégicos no apoio a funções logísticas. Sistemas de informações empresariais. Sistemas logísticos e a integração com a cadeia de suprimentos. Novas abordagens de desenvolvimento e implantação de sistemas de informação. Aquisição de pacotes de software (COTS).

Ind2599 - Trabalho Final (Dissertação)

Pesquisa orientada sobre assuntos de mútuo interesse do aluno e do professor.

Logística Humanitária

Carga horária: 30 horas

Emergências e Desastres. Redução de riscos de desastres. Gerenciamento de desastres e emergências complexas. Contexto humanitário e princípios de intervenções humanitárias. Logística Humanitária e Cadeia de Ajuda Humanitária. Gerenciamento de cadeias de suprimentos em operações humanitárias. Modelagem de Cadeias Complexas e resiliência de cadeias de suprimentos. Preparação para emergência e planejamento estratégico. Decisões táticas e operacionais em resposta humanitária. Desafio gerencial de organizações de ajuda humanitária. Competição e colaboração em ajuda humanitária. Medição de desempenho na cadeia humanitária. Gerenciamento de informações de crises.

Produção Cientifica