Disciplinas

Iri2501-Análise Política Internacional

Carga horária: 45 horas

Os conceitos centrais da Política Internacional. Poder, Estado, nação, sistema internacional, violência, ordem e instituições internacionais. Estudos de caso de diferentes formas pelas quais a política internacional se manifesta. Análise de problemas  internacionais  contemporâneos  e  projeção  de  cenários internacionais.

Iri2503-Instituições e Organizações Internacionais

Carga horária: 45 horas

Instituições Internacionais, Organizações Internacionais e os processos políticos no contexto do moderno sistema de Estados. Instituições Internacionais e o problema da formação de normas e padrões de comportamento na política internacional.  Legitimidade,    autoridade  e  processos  decisórios  das organizações internacionais. Processos de  transnacionalização ou globalização e  as   novas  relações  de  poder.  Abordagens  teóricas  das  instituições  e organizações  internacionais.

Iri2505-os Conflitos Internacionais Contemporâneos

Carga horária: 60 horas

Os conflitos intra-estatais: causas, atores, modalidades e evolução.  Conflitos e intervenções  internacionais.  Os  conflitos  de  longa  duração  no  cenário internacional  contemporâneo.  Os  nexos  entre  conflitos  e  desenvolvimento.

Iri2510-Laboratório de Práticas Profissionais I

Carga horária: 15 horas

Conteúdo Variável: desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício profissional nos campos da resolução de conflitos e cooperação para o desenvolvimento.

Iri2513-Seminário de Práticas Profissionais I

Carga horária: 15 horas

Conteúdo Variável: desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício profissional nos campos da resolução de conflitos e cooperação para o desenvolvimento.

Iri2566-Cooperação Internacional para o Desenvolvimento

Carga horária: 60 horas

Os   conceitos   fundamentais   da   Cooperação   Internacional   para   o Desenvolvimento: história e política. Atores da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento:  agências  bilaterais  e  multilaterais,  o  Grupo  de Desenvolvimento da ONU, as ONGs internacionais, novos atores como fundos verticais, doadores emergentes e fundações privadas. O papel do setor privado. As  diferentes  modalidades  de  financiamento  e  execução  na  Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: projetos e programas, apoio direto ao orçamento, perdão da dívida, cooperação técnica, bens públicos globais.