Disciplinas

Comunicação e a Linguagem do Consumo

Carga horária: 60 horas

Estratégias da comunicação publicitária; Sedução e fetiche no discurso publicitário; Comunicação e cultura de massa; Aspectos semiológicos; A publicidade como produtora anímica dos objetos; A recepção do discurso publicitário pelo consumidor.

Cultura e Sociedade

Carga horária: 60 horas

Cultura como sistema de significação. Conceitos de cultura. Aspectos culturais e diferenciação nas sociedades tradicionais e modernas. Como opera a cultura. Rituais. Identidade e diversidade cultural.

Sociedade do Consumo

Carga horária: 60 horas

Sociedades pré-modernas, passagem para a modernidade, movimento romântico, individualismo, formação do capitalismo, sociedade do consumo, consumismo moderno.

Cultura do Consumo

Carga horária: 60 horas

O olhar antropológico, cultura material, o consumo e as trocas simbólicas, consumo como mediador das relações, consumo e produção de identidade e sentido, o lugar do consumo na sociedade moderna, etnografia e consumo.

Cultura do Narcisismo Desejos e Subjetividades (60 Horas)

Carga horária: 60 horas

A construção do sujeito narcísico segundo a psicanálise. A concepção de narcisismo a partir das ciências sociais. Identificação e Identidade. O consumo como busca da completude narcísica.

Metodologia de Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

Carga horária: 60 horas

Introdução à metodologia científica, aspectos do conhecimento científico, elementos básicos do método, procedimentos e técnicas de pesquisa, de forma a capacitar os alunos á elaboração de um projeto de pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão de curso. Estruturas teórico-conceituais de pesquisas qualitativa e quantitativa. Preparação para o trabalho de campo, abordagem ao grupo pesquisado, coleta de dados. Interpretação e apresentação dos dados. Questões éticas na pesquisa.