Disciplinas

Atividade Programada I

Carga horária: 45 horas

Ementa: Visitas orientadas às instituições governamentais e não governamentais que formam a Rede de enfrentamento da violência contra a mulher, em contextos combinados com as disciplinas: Movimento feminista, movimentos de mulheres e a violência contra a mulher no Brasil; e, Violência contra a mulher: uma expressão da desigualdade de gênero.

Feminino com Arte: a Representação de Gênero na Literatura

Carga horária: 28 horas

Ementa: Representação do gênero nas artes plásticas, música e literatura.

Gênero, Políticas Públicas e Cidadania

Carga horária: 32 horas

Ementa: Fundamentos das Políticas Públicas. Estado, movimentos sociais e Políticas Públicas. As Políticas Públicas no Brasil contemporâneo. Gênero, Políticas Públicas e Cidadania.  Políticas públicas de promoção da equidade de gênero no Brasil. A Relação Estado, Sociedade Civil e a luta política das mulheres. Conselhos de Direitos da Mulher e Controle Social.

Metodologia da Pesquisa I

Carga horária: 12 horas

Ementa: Metodologia do trabalho científico. Procedimentos básicos para o trabalho intelectual. A questão do conhecimento. Senso comum e saber científico.

Movimento Feminista, Movimentos de Mulheres e a Violência Contra a Mulher no Brasil

Carga horária: 28 horas

Ementa: Abordagem histórica sobre a atuação dos movimentos de mulheres e feminista brasileiro no enfrentamento da violência contra a mulher; os diversos contextos que possibilitaram o debate na sociedade brasileira sobre o fenômeno da violência contra a mulher a partir do período da redemocratização brasileira; Formulação das primeiras políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil.

Técnicas e Instrumentos de Intervenção

Carga horária: 16 horas

Ementa: Atuação em programas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher; atendimento qualificado e humanizado, individual ou em grupo, à mulher em situação de violência; desenvolvimento de atitudes e habilidades específicas. 

Violência Contra a Mulher: uma Expressão da Desigualdade de Gênero

Carga horária: 32 horas

Ementa: Aspecto conceitual: gênero; desigualdade de gênero; violência de gênero; violência
contra a mulher; tipos de violência contra a mulher; violência doméstica contra a mulher; tipos de violência doméstica contra a mulher; ciclo da violência doméstica contra a mulher perpetrada pelo parceiro íntimo; Motivos que dificultam a mulher romper com o ciclo da violência; Consequências da violência doméstica contra a mulher.

Acesso à Justiça, Poder Judiciário e a Garantia dos Direitos Humanos das Mulheres

Carga horária: 28 horas

Ementa: O acesso à justiça; O papel do Judiciário frente às políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher no Brasil; A implementação da Lei Maria da Penha no âmbito do Poder Judiciário. Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Atividade Programada II

Carga horária: 45 horas

Ementa: Visitas orientadas às instituições governamentais e não governamentais que formam a Rede de enfrentamento da violência contra a mulher em contextos combinados com as disciplinas: Gênero, políticas públicas e cidadania; Marco Legal no enfrentamento da violência contra a mulher; Garantia e proteção dos direitos das mulheres em situação de violência; Acesso à justiça, Poder Judiciário e a garantia dos direitos humanos das mulheres.

Garantia e Proteção dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência

Carga horária: 28 horas

Ementa: Plano nacional de enfrentamento da violência contra a mulher; pacto nacional de enfrentamento da violência contra a mulher; rede de enfrentamento da violência contra a mulher; rede de serviços de atendimento à mulher em situação de violência; serviços especializados no atendimento à mulher; serviços não-especializados no atendimento à mulher; normas técnicas e protocolos nacionais para o funcionamento dos serviços de prevenção e assistência às mulheres em situação de violência.

Marco Legal no Enfrentamento da Violência Contra a Mulher

Carga horária: 28 horas

Ementa: Proteção Internacional aos Direitos Humanos das Mulheres: Convenção pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) e Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Convenção de Belém do Pará).  A proteção nacional aos direitos das mulheres: compreendendo a violência de gênero: Lei Maria da Penha: novo paradigma jurídico de proteção às mulheres em situação de violência e sua constitucionalidade; mecanismos de proteção às mulheres em situação de violência.

Metodologia da Pesquisa II

Carga horária: 16 horas

Ementa: Diferentes abordagens da pesquisa: quantitativa, qualitativa. Normas de elaboração de trabalhos científicos. Elementos constitutivos do trabalho de conclusão de curso.

Seminário sobre Gênero, Violência Contra a Mulher e Políticas Públicas

Carga horária: 6 horas

Ementa: Ciclo de palestras sobre o tema com convidados externos.

Violência Contra as Crianças e Adolescentes em uma Perspectiva de Gênero

Carga horária: 16 horas

Ementa: Definições de violências contra crianças e adolescentes. Relações de gênero, ocorrência e prevalência de tipos de violência. Consequências para as relações familiares e de parentalidade.

Monografia